Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16715
Título: Ensino e formação virtuais : a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital.
Título(s) alternativo(s): Virtual teaching and training : the new strategy of the education project at the service of capital.
Autor(es): Guerra, Yolanda Aparecida Demetrio
Martins, Alcina Maria de Castro
Carrara, Virginia Alves
Palavras-chave: Organismos internacionais
Data do documento: 2022
Referência: GUERRA, Y. A. D.; MARTINS, A. M. de C.; CARRARA, V. A. Ensino e formação virtuais: a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital. Katál, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 570-584, set./dez. 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rk/a/LLCvgBtd9qXyZWNQSVbTYqp/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 mar. 2023.
Resumo: O artigo desenvolve a hipótese de que há uma íntima relação entre os interesses do capital e educação como estratégia na construção dos sujeitos que vão disputar um mercado de trabalho escasso, precário e instável. Analisa alguns documentos dos organismos multilaterais, seus mecanismos ideológicos e estratégias acionadas na direção de construir consensos sobre a necessidade de um “novo” projeto educacional, no qual há a substituição lenta e gradual do ensino presencial, via sistemas híbridos. Está em curso a mudança mais concreta, completa e complexa do ensino/educação: sua virtualização ou digitalização, que foi projetada desde a reforma de Bolonha (1999). Concluímos que o capital, em sua busca de valorização, encontrou na pandemia as estratégias e táticas para a continuidade e intensificação do uso de tecnologias digitais na educação, transformando-a em ensino à distância e impondo um novo projeto educacional. Este projeto encontrou uma oportunidade e uma justificativa sem precedentes: a Covid-19.
Resumo em outra língua: El artículo desarrolla la hipótesis de que existe una íntima relación entre los intereses del capital y la educación, como estrategia en la construcción de sujetos que competirán en un mercado laboral escaso, precario e inestable. Se analizan algunos documentos de organismos multilaterales, sus mecanismos ideológicos y estrategias utilizadas en la dirección de construir consensos sobre la necesidad de un “nuevo” proyecto educativo, en el que se presente una lenta y paulatina sustitución de la enseñanza presencial, por sistemas híbridos. Está en marcha el cambio más concreto, completo y complejo en la enseñanza/educación: su virtualización o digitalización, que se proyecta desde la reforma de Bolonia (1999). Concluimos que el capital, en su búsqueda de valorización, encontró en la pandemia las estrategias y tácticas para la continuidad e intensificación del uso de las tecnologías digitales en la educación, transformándola en educación a distancia e imponiendo un nuevo proyecto educativo. Este proyecto encontró una oportunidad y justificación sin precedentes: el Covid-19.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16715
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e86938
ISSN: 1982-0259
Licença: Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DESSO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoFormaçãoVirtuais.pdf214,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_EnsenanzaFoemacionVirtual.pdf213,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.