Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16715
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorGuerra, Yolanda Aparecida Demetrio-
dc.contributor.authorMartins, Alcina Maria de Castro-
dc.contributor.authorCarrara, Virginia Alves-
dc.date.accessioned2023-05-26T20:32:55Z-
dc.date.available2023-05-26T20:32:55Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationGUERRA, Y. A. D.; MARTINS, A. M. de C.; CARRARA, V. A. Ensino e formação virtuais: a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital. Katál, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 570-584, set./dez. 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rk/a/LLCvgBtd9qXyZWNQSVbTYqp/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 mar. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn1982-0259-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16715-
dc.description.abstractO artigo desenvolve a hipótese de que há uma íntima relação entre os interesses do capital e educação como estratégia na construção dos sujeitos que vão disputar um mercado de trabalho escasso, precário e instável. Analisa alguns documentos dos organismos multilaterais, seus mecanismos ideológicos e estratégias acionadas na direção de construir consensos sobre a necessidade de um “novo” projeto educacional, no qual há a substituição lenta e gradual do ensino presencial, via sistemas híbridos. Está em curso a mudança mais concreta, completa e complexa do ensino/educação: sua virtualização ou digitalização, que foi projetada desde a reforma de Bolonha (1999). Concluímos que o capital, em sua busca de valorização, encontrou na pandemia as estratégias e táticas para a continuidade e intensificação do uso de tecnologias digitais na educação, transformando-a em ensino à distância e impondo um novo projeto educacional. Este projeto encontrou uma oportunidade e uma justificativa sem precedentes: a Covid-19.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectOrganismos internacionaispt_BR
dc.titleEnsino e formação virtuais : a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital.pt_BR
dc.title.alternativeVirtual teaching and training : the new strategy of the education project at the service of capital.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenEl artículo desarrolla la hipótesis de que existe una íntima relación entre los intereses del capital y la educación, como estrategia en la construcción de sujetos que competirán en un mercado laboral escaso, precario e inestable. Se analizan algunos documentos de organismos multilaterales, sus mecanismos ideológicos y estrategias utilizadas en la dirección de construir consensos sobre la necesidad de un “nuevo” proyecto educativo, en el que se presente una lenta y paulatina sustitución de la enseñanza presencial, por sistemas híbridos. Está en marcha el cambio más concreto, completo y complejo en la enseñanza/educación: su virtualización o digitalización, que se proyecta desde la reforma de Bolonia (1999). Concluimos que el capital, en su búsqueda de valorización, encontró en la pandemia las estrategias y tácticas para la continuidad e intensificación del uso de las tecnologías digitales en la educación, transformándola en educación a distancia e imponiendo un nuevo proyecto educativo. Este proyecto encontró una oportunidad y justificación sin precedentes: el Covid-19.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e86938pt_BR
Aparece nas coleções:DESSO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoFormaçãoVirtuais.pdf214,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_EnsenanzaFoemacionVirtual.pdf213,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.