Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282
Título : Escolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.
Otros títulos : Schooling in rural contexts : the perspective of families.
Autor : Reis, Maglaice Miranda
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Palabras clave : Famílias rurais
Escolarização
Práticas educativas familiares
Fecha de publicación : 2021
Citación : REIS, M. M.; NOGUEIRA, M. de O. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumen : Este artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com sucesso escolar e cinco em situação de insucesso. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.
metadata.dc.description.abstracten: This article discusses the results of a study on school monitoring practices in families in a rural location. With qualitative methodology, interviews were conducted with families of ten students from the early years of elementary school, five of whom were successful at school and five were unsuccessful. The results indicate that, although the impact of the distance between the educational styles of the families and the school culture was confirmed on the children's results, as well as on the family's perceptions of school failure and success, the rural families surveyed developed a set of efforts in the context of their children's school life and were mobilized, even if in different degrees and in different ways, to meet the demands of the school.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306
ISSN : 2175-6600
metadata.dc.rights.license: Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EscolarizaçãoContextosRurais.pdf497,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.