Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Maglaice Miranda-
dc.contributor.authorNogueira, Marlice de Oliveira e-
dc.date.accessioned2023-03-03T20:00:56Z-
dc.date.available2023-03-03T20:00:56Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationREIS, M. M.; NOGUEIRA, M. de O. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122>. Acesso em: 06 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6600-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282-
dc.description.abstractEste artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com sucesso escolar e cinco em situação de insucesso. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFamílias ruraispt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectPráticas educativas familiarespt_BR
dc.titleEscolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.pt_BR
dc.title.alternativeSchooling in rural contexts : the perspective of families.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis article discusses the results of a study on school monitoring practices in families in a rural location. With qualitative methodology, interviews were conducted with families of ten students from the early years of elementary school, five of whom were successful at school and five were unsuccessful. The results indicate that, although the impact of the distance between the educational styles of the families and the school culture was confirmed on the children's results, as well as on the family's perceptions of school failure and success, the rural families surveyed developed a set of efforts in the context of their children's school life and were mobilized, even if in different degrees and in different ways, to meet the demands of the school.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EscolarizaçãoContextosRurais.pdf497,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.