Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15857
Título : As pesquisas sobre casos de ensino : uma revisão integrativa.
Otros títulos : Research on teaching cases : an integrative review.
Investigación sobre los casos de enseñanza: una revisión integrativa.
Autor : Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa
Almeida, Patrícia Cristina Albieri de
Tinti, Douglas da Silva
Palabras clave : Formação de professores
Fecha de publicación : 2021
Citación : CALIL, A. M. G. C.; ALMEIDA, P. A. de; TINTI, D. da S. As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa. Roteiro, v. 46, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27248#:~:text=O%20estudo%20evidencia%20a%20import%C3%A2ncia,processo%20de%20aprender%20a%20ensinar.>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumen : O presente texto apresenta um balanço das tendências e características das produções sobre casos de ensino a partir de pesquisas realizadas no Brasil, no período de 2000 a 2020. Foram utilizados como corpus de análise os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Anped, as dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e, ainda, os artigos disponíveis no website do SciELO e do Educ@. Destacam-se nos achados da revisão o baixo número de produções em duas décadas. Os casos de ensino são utilizados nas pesquisas como dispositivo de formação, como instrumento de investigação ou para ambos os fins, o que representa a maioria. Observou-se uma concentração de estudos com professores da educação infantil, dos anos iniciais, da área de matemática e, também, aqueles que trabalham com alunos com deficiência. Nos demais segmentos, modalidades e áreas de conhecimento os estudos ainda são incipientes. As principais contribuições do uso de casos de ensino dizem respeito aos conhecimentos mobilizados pela sua utilização e ao papel da reflexão na análise das narrativas. O estudo evidencia a importância de uma agenda de pesquisa sobre casos de ensino na formação de professores que possa oferecer aos programas de formação inicial e continuada de professores não só os elementos da pedagogia baseada em casos, mas, sobretudo, um entendimento mais profundo do processo de aprender a ensinar.
metadata.dc.description.abstracten: This text presents a balance of the trends and characteristics of the productions on teaching cases based on research conducted in Brazil in the period ranging from 2000 to 2020. Work presented at Anped’s annual meetings, the dissertations and theses available on the Digital Theses and Dissertations Library, and the articles available on the SciELO and Educ@ websites were used as the corpus-based analysis. The small number of productions in two decades stands out in review findings. Teaching cases are used in research as a training device, as a research tool, or for both purposes, which represents the majority. There was a concentration of studies with teachers of early childhood education, of the early years, of the area of mathematics, and of those working with students with disabilities. Studies are still incipient in other segments, modalities, and areas of knowledge. The main contributions made by using teaching cases concern the knowledge set into motion by their use and the role of reflection in the analysis of the narratives. The study highlights the importance of a research agenda on teaching cases in teacher education that can offer initial and continuing teacher education programs, not only the elements of case-based pedagogy, but, above all, a deeper understanding of the process of learning to teach.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15857
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18593/r.v46.27248
ISSN : 2177-6059
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no periódico Roteiro estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Roteiro <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/about/submissions>. Acesso em: 20 maio 2022.
Aparece en las colecciones: DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_PesquisaCasosEnsino.pdf349,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.