Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15857
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa-
dc.contributor.authorAlmeida, Patrícia Cristina Albieri de-
dc.contributor.authorTinti, Douglas da Silva-
dc.date.accessioned2022-12-06T21:43:57Z-
dc.date.available2022-12-06T21:43:57Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationCALIL, A. M. G. C.; ALMEIDA, P. A. de; TINTI, D. da S. As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa. Roteiro, v. 46, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27248#:~:text=O%20estudo%20evidencia%20a%20import%C3%A2ncia,processo%20de%20aprender%20a%20ensinar.>. Acesso em: 06 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2177-6059-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15857-
dc.description.abstractO presente texto apresenta um balanço das tendências e características das produções sobre casos de ensino a partir de pesquisas realizadas no Brasil, no período de 2000 a 2020. Foram utilizados como corpus de análise os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Anped, as dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e, ainda, os artigos disponíveis no website do SciELO e do Educ@. Destacam-se nos achados da revisão o baixo número de produções em duas décadas. Os casos de ensino são utilizados nas pesquisas como dispositivo de formação, como instrumento de investigação ou para ambos os fins, o que representa a maioria. Observou-se uma concentração de estudos com professores da educação infantil, dos anos iniciais, da área de matemática e, também, aqueles que trabalham com alunos com deficiência. Nos demais segmentos, modalidades e áreas de conhecimento os estudos ainda são incipientes. As principais contribuições do uso de casos de ensino dizem respeito aos conhecimentos mobilizados pela sua utilização e ao papel da reflexão na análise das narrativas. O estudo evidencia a importância de uma agenda de pesquisa sobre casos de ensino na formação de professores que possa oferecer aos programas de formação inicial e continuada de professores não só os elementos da pedagogia baseada em casos, mas, sobretudo, um entendimento mais profundo do processo de aprender a ensinar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAs pesquisas sobre casos de ensino : uma revisão integrativa.pt_BR
dc.title.alternativeResearch on teaching cases : an integrative review.pt_BR
dc.title.alternativeInvestigación sobre los casos de enseñanza: una revisión integrativa.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Roteiro estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Roteiro <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/about/submissions>. Acesso em: 20 maio 2022.pt_BR
dc.description.abstractenThis text presents a balance of the trends and characteristics of the productions on teaching cases based on research conducted in Brazil in the period ranging from 2000 to 2020. Work presented at Anped’s annual meetings, the dissertations and theses available on the Digital Theses and Dissertations Library, and the articles available on the SciELO and Educ@ websites were used as the corpus-based analysis. The small number of productions in two decades stands out in review findings. Teaching cases are used in research as a training device, as a research tool, or for both purposes, which represents the majority. There was a concentration of studies with teachers of early childhood education, of the early years, of the area of mathematics, and of those working with students with disabilities. Studies are still incipient in other segments, modalities, and areas of knowledge. The main contributions made by using teaching cases concern the knowledge set into motion by their use and the role of reflection in the analysis of the narratives. The study highlights the importance of a research agenda on teaching cases in teacher education that can offer initial and continuing teacher education programs, not only the elements of case-based pedagogy, but, above all, a deeper understanding of the process of learning to teach.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18593/r.v46.27248pt_BR
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PesquisaCasosEnsino.pdf349,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.