Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12683
Título : | A docência em “celas de aula” : desafios dos professores de educação física em escolas. |
Otros títulos : | Teaching in ‘class cells’ : challenges of physical education teachers in schools in prison. |
Autor : | Custódio, Glauber César Cruz Nunes, Célia Maria Fernandes |
Palabras clave : | Docência em prisão Educação na prisão Educação prisional |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | CUSTÓDIO, G. C. C.; NUNES, C. M. F. A docência em “celas de aula”: desafios dos professores de educação física em escolas. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 2, p. 130-147, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/12600>. Acesso em: 03 jul. 2020. |
Resumen : | Esta pesquisa buscou investigar possíveis desafios enfrentados por professores de Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento para a coleta de dados entrevista semiestruturada, questionário e caderno de campo. Os docentes revelaram vários desafios, destacando-se os limites para o desenvolvimento de suas ações com a Educação Física, em razão das aulas acontecerem somente dentro da sala/cela e com diversas restrições. Essa situação limita o alcance dos propósitos educacionais da disciplina, em razão de suas ncessidades, e estabelecem um paradoxo, pois quando se pensa na mesma pressupõe a presença de movimento e práticas corporais. |
metadata.dc.description.abstracten: | This research sought to investigate possible challenges faced by physical education teachers in prison schools. This is a qualitative research that used as an instrument for data collection semi-structured interview, questionnaire and field notebook. Teachers revealed several challenges, highlighting the limits for the development of their actions with Physical Education, because the classes happen only inside the room / cell and with various restrictions. This situation limits the scope of the educational purposes of the discipline by reason of their needs and establishes a paradox, because when one thinks of it, it presupposes the presence of bodily movements and practices. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12683 |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.17058/rea.v27i2.12600 |
ISSN : | 1982-9949 |
metadata.dc.rights.license: | A matéria publicada nesse periódico é licenciada sob forma de uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0). Fonte: o próprio artigo. |
Aparece en las colecciones: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_DocênciaCelasAulas.pdf | 876,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.