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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12683
Título: | A docência em “celas de aula” : desafios dos professores de educação física em escolas. |
Título(s) alternativo(s): | Teaching in ‘class cells’ : challenges of physical education teachers in schools in prison. |
Autor(es): | Custódio, Glauber César Cruz Nunes, Célia Maria Fernandes |
Palavras-chave: | Docência em prisão Educação na prisão Educação prisional |
Data do documento: | 2019 |
Referência: | CUSTÓDIO, G. C. C.; NUNES, C. M. F. A docência em “celas de aula”: desafios dos professores de educação física em escolas. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 2, p. 130-147, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/12600>. Acesso em: 03 jul. 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa buscou investigar possíveis desafios enfrentados por professores de Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento para a coleta de dados entrevista semiestruturada, questionário e caderno de campo. Os docentes revelaram vários desafios, destacando-se os limites para o desenvolvimento de suas ações com a Educação Física, em razão das aulas acontecerem somente dentro da sala/cela e com diversas restrições. Essa situação limita o alcance dos propósitos educacionais da disciplina, em razão de suas ncessidades, e estabelecem um paradoxo, pois quando se pensa na mesma pressupõe a presença de movimento e práticas corporais. |
Resumo em outra língua: | This research sought to investigate possible challenges faced by physical education teachers in prison schools. This is a qualitative research that used as an instrument for data collection semi-structured interview, questionnaire and field notebook. Teachers revealed several challenges, highlighting the limits for the development of their actions with Physical Education, because the classes happen only inside the room / cell and with various restrictions. This situation limits the scope of the educational purposes of the discipline by reason of their needs and establishes a paradox, because when one thinks of it, it presupposes the presence of bodily movements and practices. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12683 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.17058/rea.v27i2.12600 |
ISSN: | 1982-9949 |
Licença: | A matéria publicada nesse periódico é licenciada sob forma de uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0). Fonte: o próprio artigo. |
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