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Título: Atenção básica e ensino de ciências : um jogo de trilha como recurso pedagógico para a promoção da saúde no ensino fundamental.
Autor(es): Moreira, Edmara Rocha dos Santos
Orientador(es): Franco, Marco Antônio Melo
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde
Atenção básica
Promoção da saúde
Jogo de tabuleiro
Data do documento: 2017
Membros da banca: Franco, Marco Antônio Melo
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Sol, Núncio Antônio Araújo
Referência: MOREIRA, Edmara Rocha dos Santos. Atenção básica e ensino de ciências : um jogo de trilha como recurso pedagógico para a promoção da saúde no ensino fundamental. 2017. 119f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema público nacional de saúde gratuito que garante acesso integral, igualitário e universal a todo e qualquer cidadão brasileiro. Um de seus pilares é incentivar as ações de Atenção Básica (AB) para que a descentralização e capilaridade ocorram nas proximidades da residência de seus usuários, reduzindo, dessa forma, o número dos atendimentos hospitalares com demandas de cuidados fundamentais. Embora a AB seja de fundamental importância para a sociedade, o conhecimento desta enquanto um recurso universal instituído pelo SUS é restrito e pouco valorizado. Com base nesta perspectiva a proposta deste trabalho foi a de desenvolver um jogo de tabuleiro como ferramenta de apoio pedagógico ao ensino de ciências no que tange aos conhecimentos sobre a Atenção Básica. O jogo foi inspirado no clássico “cobras e escadas” que permite estabelecer uma competição saudável durante o jogo associado ao aprendizado e à difusão do conhecimento científico. Composto por 46 casas contém diversificados assuntos que envolvem atenção básica em formato de orientação, e em 7 casas o usuário deverá responder a questões temáticas para dar sequência ao jogo. Regras foram elaboradas para que a fluidez do jogo se constate e que o processo de aprendizagem inerente à proposta se concretize. Aplicado em uma turma de 9º ano de ensino fundamental em uma escola do distrito de Rodrigo Silva, Ouro Preto – MG, o jogo se mostrou eficiente na divulgação do conhecimento científico e esclarecimentos de dúvidas pertinentes ao assunto educação básica, com base no retorno dado pelos alunos após aplicação, caracterizando-se como um elo importante entre assistência em saúde e educação. O envolvimento dos alunos e a interação destes para com a pesquisadora evidenciou a importância de metodologias alternativas no processo ensino aprendizagem.
Resumo em outra língua: The Brazilian Unified Health System (UHS) is the National Public Health System of unrestricted and free access to all Brazilian citizens. One of its pillars is to encourage the actions of Basic Attention (BA) so that decentralization and capillarity occur near the residence of its users, reducing, in this way, the number of hospital visits with fundamental care demands. Although BA has fundamental importance for society, the knowledge of it as a universal resource instituted by UHS is restricted and undervalued. Based on this perspective the proposal of this work was to develop a board game as a tool of pedagogical support to the teaching of sciences with regard to the knowledge about Basic Attention. The classic “snakes and ladders” inspired the game that allows healthy competition to be established during the game associated with the learning and dissemination of scientific knowledge. Composed of 46 pre-marked spaces contains diverse subjects that involve basic attention in orientation format, and in seven pre-marked spaces the user must answer thematic issues to follow up the game. Rules were elaborated so that the fluidity of the game is verified and that the learning process inherent to the proposal materializes. Applied to a 9th grade elementary school class in a school in the district of Rodrigo Silva, Ouro Preto - MG, the game proved to be efficient in disseminating scientific knowledge and clarifying doubts pertinent to the subject of basic education, based on the feedback given by students after application, characterizing itself as an important link between health care and education. The involvement of the students and their interaction with the researcher showed the importance of alternative methodologies in the learning teaching process.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9234
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, 12/11/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado (Dissertação)

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