Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9142
Título: Eficácia sem razão [da matemática].
Autor(es): Tonidandel, Danny Augusto Vieira
Palavras-chave: Ensino de física e matemática
Filosofia da ciência
Pensamento criativo
Data do documento: 2016
Referência: TONIDANDEL, D. A. V. Eficácia sem razão [da matemática]. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, p. 399-406, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n2p399>. Acesso em: 29 set. 2017.
Resumo: Em 2003, o matemático Americano Alex Kasman (2003) escreveu um belo conto de “ficção matemática” intitulado “Unreasonable Effectiveness”, uma das várias respostas existentes ao clássico artigo de Wigner (1960) “The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences”. Na versão de Kasman, uma pesquisadora acaba, acidentalmente, descobrindo a resposta para a questão de como uma nova teoria encontra, em algum momento, uma utilidade prática na ciência. Isto é, como resultados abstratos, construídos sem quaisquer alicerces no “mundo real”, acabam se tornando tão úteis, mesmo em áreas completamente diversas? Neste artigo é proposta uma tradução comentada deste delicioso ensaio, tanto como proposta não convencional de experiência didática quanto uma reflexão sobre os rumos do desenvolvimento científico, propiciados pela Matemática e Física. Como objetivo secundário, procura-se trabalhar a motivação do estudante na busca por soluções não triviais para problemas científicos e filosóficos.
Resumo em outra língua: In 2003, the American mathematician Alex Kasman (2003) wrote a beautiful tale of “mathematical fiction” called “Unreasonable Effectiveness”, one of the several responses to Wigner’s classic paper “The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences” (WIGNER, 1960). In Kasman’s version, a researcher ends up, accidentally, discovering the answer to the question of how a new theory finds, at some point, a practical use in science. That is, how can abstract results, built without any foundation in “real world”, become so useful, even in completely diverse areas? This paper proposes a commented translation of this delightful essay, both as unconventional proposal of teaching experience and a reflection on the courses of scientific development, afforded by Mathematics and Physics. As a secondary objective, it aims to increase student’s motivation in the search for non trivial solutions to scientific and philosophical problems.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9142
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p399
ISSN: 2175-7941
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/about>. Acesso em: 19 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DECAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EficáciaRazãoMatemática.pdf243,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.