Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9142
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorTonidandel, Danny Augusto Vieira-
dc.date.accessioned2017-11-14T11:52:01Z-
dc.date.available2017-11-14T11:52:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTONIDANDEL, D. A. V. Eficácia sem razão [da matemática]. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, p. 399-406, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n2p399>. Acesso em: 29 set. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2175-7941-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9142-
dc.description.abstractEm 2003, o matemático Americano Alex Kasman (2003) escreveu um belo conto de “ficção matemática” intitulado “Unreasonable Effectiveness”, uma das várias respostas existentes ao clássico artigo de Wigner (1960) “The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences”. Na versão de Kasman, uma pesquisadora acaba, acidentalmente, descobrindo a resposta para a questão de como uma nova teoria encontra, em algum momento, uma utilidade prática na ciência. Isto é, como resultados abstratos, construídos sem quaisquer alicerces no “mundo real”, acabam se tornando tão úteis, mesmo em áreas completamente diversas? Neste artigo é proposta uma tradução comentada deste delicioso ensaio, tanto como proposta não convencional de experiência didática quanto uma reflexão sobre os rumos do desenvolvimento científico, propiciados pela Matemática e Física. Como objetivo secundário, procura-se trabalhar a motivação do estudante na busca por soluções não triviais para problemas científicos e filosóficos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEnsino de física e matemáticapt_BR
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectPensamento criativopt_BR
dc.titleEficácia sem razão [da matemática].pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/about>. Acesso em: 19 fev. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenIn 2003, the American mathematician Alex Kasman (2003) wrote a beautiful tale of “mathematical fiction” called “Unreasonable Effectiveness”, one of the several responses to Wigner’s classic paper “The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences” (WIGNER, 1960). In Kasman’s version, a researcher ends up, accidentally, discovering the answer to the question of how a new theory finds, at some point, a practical use in science. That is, how can abstract results, built without any foundation in “real world”, become so useful, even in completely diverse areas? This paper proposes a commented translation of this delightful essay, both as unconventional proposal of teaching experience and a reflection on the courses of scientific development, afforded by Mathematics and Physics. As a secondary objective, it aims to increase student’s motivation in the search for non trivial solutions to scientific and philosophical problems.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p399-
Aparece nas coleções:DECAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EficáciaRazãoMatemática.pdf243,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.