Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8185
Título: Óptica da fotografia : abordagem CTS sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa.
Autor(es): Luzzi, Felipe de Olivera
Orientador(es): Carvalho, Edson José de
Palavras-chave: Fotografia
Abordagem ciência, tecnologia e sociedade
Aprendizagem significativa de Ausubel
Óptica geométrica - estudos e ensino
Data do documento: 2017
Membros da banca: Carvalho, Edson José de
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Júnior, Luiz Antonio Pires Fernandes
Referência: LUZZI, Felipe de Oliveira. Óptica da fotografia: abordagem CTS sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa. 2017. 184f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O presente trabalho aborda o ensino de óptica geométrica sob a perspectiva do ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da aprendizagem significativa de Ausubel, com foco na fotografia, possibilitando relações integradas aos outros conhecimentos adquiridos. Este trabalho pretende possibilitar a melhora da aplicação dos conhecimentos teóricos das aulas de Física em situações práticas, permitindo ao educando desenvolver competências cognitivas que podem favorecer e desenvolver habilidades. As habilidades são desenvolvidas para que propiciem a transposição desses conhecimentos para outras situações. Para esta abordagem foi elaborada uma Sequência Didática (SD) que foi aplicada, em um estudo preliminar, a alguns alunos do segundo ano do ensino técnico integrado ao médio de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. A SD trata a óptica geométrica sob a orientação dos organizadores prévios pertinentes ao tema, faz o uso de objetos de ensino (OE), e foi produzida com foco multimetodologia, possibilitando maior aplicabilidade do produto de ensino desenvolvido, por ter foco CTS mais profundo que o habitual o conhecimento científico foi subordinado. As atividades envolveram discussões sobre diversos conceitos físicos, com o objetivo de promover também a alfabetização científica dos envolvidos, culminando na construção de uma câmera de papel (“Pin Hole”), estando alinhadas com o Programa de Ensino da Escola e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Entre as possibilidades de continuidade do trabalho e utilização do produto destaca-se o uso de Objetos de Ensino (OE), permitindo várias adaptações na SD e a possibilidade de interação com outros conteúdos/disciplinas/áreas, devido à transversalidade do tema. Este trabalho também fomenta, junto aos usuários, possibilidades de aprofundamento e continuidade da pesquisa.
Resumo em outra língua: The present work deals with the teaching of geometric optics from the perspective of teaching Science, Technology and Society (STS) and Ausubel 's meaningful learning, focusing on photography, enabling integrated relationships with other acquired knowledge. This work intends to make possible the improvement of the theoretical knowledge of the physics classes in practical situations, allowing the student to develop cognitive skills that can favour and develop abilities. Skills are developed to facilitate the transposition of this knowledge into other situations. For this approach, a didactic sequence (DS) was elaborated and applied, in a preliminary study, to some students of the second year of integrated technical education to the middle of a public school in the metropolitan area of Belo Horizonte/MG. The DS treats the geometric optics, under the guidance of the previous organizers pertinent to the theme, makes use of teaching objects (TO), and was produced with multimetodologic focus, allowing greater applicability of the developed teaching product, for having a deeper STS focus that the usual scientific knowledge was subordinated. The activities involved discussions on various physical concepts, with the objective of promoting the scientific literacy of those involved, culminating in the construction of a paper camera ("Pin Hole"), in line with the School's Teaching Program and Curricular Parameters (NCPs). Among the possibilities of continuity of the work and use of the product, we highlight the use of Teaching Objects (TO), allowing several adaptations to SD and the possibility of interaction with other contents / disciplines / areas, due to the transversality of the theme. This work also promotes, along with the users, possibilities of deepening and continuity of the research.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8185
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 04/07/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado (Dissertação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ÓpticaFotografiaAbordagem.pdf12,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_ÓpticaFotografiaAbordagem.ppsx16,22 MBUnknownVisualizar/Abrir
MANUAL_Aluno.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MANUAL_Professor.pdf532,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons