Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17323
Título : Estado contratual na educação : o desenho de três experiências brasileiras.
Otros títulos : The contractual state in education : the design of three Brazilian experience.
Autor : Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo
Theodoro, Mário Lisbôa
Lima, Gustavo Henrique Trajano de
Souza, Mateus Versieux de
Palabras clave : Política educacional
Contratualização
Teoria da agência
Instrumentos de ação pública
Fecha de publicación : 2022
Citación : TRIPODI, Z. F. et al. Estado contratual na educação: o desenho de três experiências brasileiras. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, artigo e119221, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/3NCxfGLZwPZWN3GFQMvFH4z/>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumen : Explora-se analiticamente a contratualização de resultados na educação via abordagens da Teoria da Agência e Instrumentos de Ação Pública. Parte-se da reconstituição empírica de reformas educacionais empreendidas por GO, MG e SP, no período de 2003-2014. Toma-se como variável dependente um conjunto de ações como estrutura de incentivos, controle de absenteísmo docente e dispersão de oferta para Organizações Sociais (OS’s). Assume-se que essas ações podem ser explicadas a partir das duas abordagens teóricas. Empregaram-se pesquisa documental e biblio- gráfica. Fornecem-se evidências de que o uso de ambas as perspectivas te- óricas pode contribuir para a análise de escolhas de políticas educacionais desenhadas a partir do gerencialismo.
metadata.dc.description.abstracten: The article performs an analytical examination of gov- ernment contracting of education results via Agency Theory and Policy Instruments approach. We starts from an empirical reconstruction of the education reports conceived by GO, MG and SP, in the period from 2003 to 2014. We adopt a variable depending on a group of actions such incentive structure, faculty absence rates and dispersion of offers for Social Organi- zations. This article assumes these actions can be explained based on two theoretical approaches. Document and bibliographic research was used. Evidence is provided that the use of both theoretical perspectives can con- tribute to the analysis of education policy choices designed based on the New Public Management.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17323
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/2175-6236119221vs01
ISSN : 0100-3143
metadata.dc.rights.license: O periódico Educação e Realidade permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/879>. Acesso em: 13 abr. 2022.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ContractualStateEducation.pdf230,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_EstadoContratualEducação.pdf244,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.