Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17323
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorTripodi, Maria do Rosário Figueiredo-
dc.contributor.authorTheodoro, Mário Lisbôa-
dc.contributor.authorLima, Gustavo Henrique Trajano de-
dc.contributor.authorSouza, Mateus Versieux de-
dc.date.accessioned2023-08-21T20:12:23Z-
dc.date.available2023-08-21T20:12:23Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationTRIPODI, Z. F. et al. Estado contratual na educação: o desenho de três experiências brasileiras. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, artigo e119221, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/3NCxfGLZwPZWN3GFQMvFH4z/>. Acesso em: 06 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17323-
dc.description.abstractExplora-se analiticamente a contratualização de resultados na educação via abordagens da Teoria da Agência e Instrumentos de Ação Pública. Parte-se da reconstituição empírica de reformas educacionais empreendidas por GO, MG e SP, no período de 2003-2014. Toma-se como variável dependente um conjunto de ações como estrutura de incentivos, controle de absenteísmo docente e dispersão de oferta para Organizações Sociais (OS’s). Assume-se que essas ações podem ser explicadas a partir das duas abordagens teóricas. Empregaram-se pesquisa documental e biblio- gráfica. Fornecem-se evidências de que o uso de ambas as perspectivas te- óricas pode contribuir para a análise de escolhas de políticas educacionais desenhadas a partir do gerencialismo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectContratualizaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da agênciapt_BR
dc.subjectInstrumentos de ação públicapt_BR
dc.titleEstado contratual na educação : o desenho de três experiências brasileiras.pt_BR
dc.title.alternativeThe contractual state in education : the design of three Brazilian experience.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Educação e Realidade permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/879>. Acesso em: 13 abr. 2022.pt_BR
dc.description.abstractenThe article performs an analytical examination of gov- ernment contracting of education results via Agency Theory and Policy Instruments approach. We starts from an empirical reconstruction of the education reports conceived by GO, MG and SP, in the period from 2003 to 2014. We adopt a variable depending on a group of actions such incentive structure, faculty absence rates and dispersion of offers for Social Organi- zations. This article assumes these actions can be explained based on two theoretical approaches. Document and bibliographic research was used. Evidence is provided that the use of both theoretical perspectives can con- tribute to the analysis of education policy choices designed based on the New Public Management.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/2175-6236119221vs01pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContractualStateEducation.pdf230,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_EstadoContratualEducação.pdf244,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.