Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11026
Título: Analisando as controvérsias sobre o desastre socioambiental da Samarco em uma oficina pedagógica com jornais impressos.
Título(s) alternativo(s): Analyzing the controversies about Samarco’s social andenvironmental disaster in a pedagogical workshop with newspapers
Autor(es): Reis, Alexsandro Luiz dos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Data do documento: 2018
Referência: REIS, A. L. dos; SILVA, F. A. R. e. Analisando as controvérsias sobre o desastre socioambiental da Samarco em uma oficina pedagógica com jornais impressos. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico, v. 4, p. 5-22, 2018. Disponível em: <http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/teste/article/view/430>. Acesso em: 11 fev. 2019.
Resumo: Neste trabalho analisamos as controvérsias suscitadas a partir do desenvolvimento de um produto educacional, no caso, um caderno que permitirá aos professores da Educação Básica o desenvolvimento de uma oficina pedagógica de produção de textos jornalísticos. Nesse caminho, utilizamos os preceitos teóricos-analíticos da Teoria Ator-Rede (TAR) para compreendermos os fluxos, alianças e movimentos empreendidos, formados a partir das interações entre os actantes, no caso alunos e os jornais, durante a oficina. A partir das análises observamos que foram muitas as controvérsias que se emergiram a partir das discussões, debates e reflexões acerca da temática abordada. Dessa forma, enfatizamos que o referencial adotado foi relevante para a compreensão desta prática sociomaterial. Destacamos ainda, o produto educacional desenvolvido, que se mostrou como um importante instrumento para que professores da educação básica possam vir a trabalhar as controvérsias em torno do desastre
Resumo em outra língua: This study analyzes the controversies arising from the development of an educational product, in this case, a notebook that will allow Basic Education teachers to develop an educational workshop production of newspaper articles. In this way, we use the theoretical-analytical precepts of Actor-Network Theory (ART) to understand the flows, alliances and movements undertaken, formed from the interactions between surfactants, if students and newspapers during the workshop. From the analysis we found that there were many controversies that emerged from the discussions, debates and reflections on the theme. Thus, we emphasize that the adopted framework was relevant to understanding this sociomaterial practice. We also point out the educational product developed,which proved to be an important tool for basic education teachers to come to work the controversies surrounding the disaster.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11026
ISSN: 2446-774X
Licença: Os trabalhos publicados pela EDUCITEC estão sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: EDUCITEC <http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/teste/about>. Acesso em: 06 fev. 2019.
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