Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10588
Título: Bibliotecário e a mediação da informação : serviços de referência do presencial ao virtual.
Autor(es): Carvalho, Gracilene Maria de
Lima, Gracirlei Maria de Carvalho
Palavras-chave: Bibliotecário de referência
Mediação da informação
Repositorio institucional
Data do documento: 2018
Editora / Evento / Instituição: SIBI/UFBA
Referência: CARVALHO, G. M.; LIMA, G. M. Bibliotecário e a mediação da informação : serviços de referência do presencial ao virtual. In: SSeminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 20., 2018, Salvador, Salvador. Anais...Bahia, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27708>. Acesso em 14 dez. 2018.
Resumo: Trata-se de uma discussão sobre o papel do bibliotecário de referência e seu papel como mediador da informação em espaços físicos e virtual. A mediação está presente em todas as atividades de uma biblioteca, mas é o bibliotecário que atua no setor de referência que tem o contato direto com os usuários. É o setor considerado por muitos como um cartão de visita da unidade de informação. Dentre os serviços prestados pelo bibliotecário de referência está a orientação ao usuário para consulta ao material e disseminação e circulação do material informacional. Mas todo esse processo dá-se pela mediação da informação pela interação entre a informação, o bibliotecário e usuário. A mediação da informação está pautada nas ideias de: interferência, apropriação da informação, ambiência de equipamentos informacionais, satisfação parcial e momentânea e conflitos. Dessa forma, ao falar de mediação devemos pensar além do conceito de mediação da informação como ponte – bibliotecário/informação/usuário – de forma estática e sim como um conceito de interação, um processo que inclui o mediador, a informação e o usuário. Como conclusão, enfatiza-se a importância de o bibliotecário levar em consideração vários fatores como as dimensões históricas, culturais, econômicas, tecnológicas, sociais e políticas da informação e o usuário em seu contexto, de forma que a mediação faça sentido em seu processo informacional.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10588
Link para o artigo: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27708
ISSN: 23596058
Aparece nas coleções:SISBIN - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO-MediaçãoInformaçãoRepositorios.pdf525,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.