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dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.date.accessioned2018-10-22T14:10:16Z-
dc.date.available2018-10-22T14:10:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOREY, D. C.; ROSA, M. Etnomodelagem : investigando saberes êmicos e éticos em uma abordagem dialógica. Journal Of Mathematics and Culture, v. 11, p. 1-21, 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/10/article1_daniel_milton.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn15585336-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10413-
dc.description.abstractA etnomodelagem conecta os aspectos culturais (abordagem êmica) e acadêmicos (abordagem ética) da matemática por meio de uma interação dialógica entre esses conhecimentos tradicionais. A utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução dos fenômenos presentes no cotidiano dos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas localmente enquanto a abordagem ética é importante para a sua comparação global. A interação dialógica utiliza as abordagens êmica e ética para a obtenção de uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido local e globalmente em culturas distintas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAbordagem êmicapt_BR
dc.subjectAbordagem éticapt_BR
dc.subjectInvestigaçõespt_BR
dc.subjectInvestigationspt_BR
dc.subjectEtic approachpt_BR
dc.titleEtnomodelagem : investigando saberes êmicos e éticos em uma abordagem dialógica.pt_BR
dc.title.alternativeEthnomodelling : investigating emic and etic knowledge in a dialogical approach.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenEthnomodelling connects the cultural (emic approach) and academic (etic approach) aspects of mathematics through a dialogical interaction between these two knowledge traditions. The use of both emic and etic approaches allows for a clearer translation of phenomena present in the daily life of the members of distinct cultural groups. Emic approach is essential for communicating our understanding of locally developed mathematical ideas, procedures, and practices while forms of etic approach are essential for its overall comparison. Dialogical interactions use both the emic and etics in gaining a broader and comprehensive understanding of mathematical knowledge developed both locally and globally in distinct cultures.pt_BR
dc.identifier.uri2https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/10/article1_daniel_milton.pdfpt_BR
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