Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10413
Título: Etnomodelagem : investigando saberes êmicos e éticos em uma abordagem dialógica.
Título(s) alternativo(s): Ethnomodelling : investigating emic and etic knowledge in a dialogical approach.
Autor(es): Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Palavras-chave: Abordagem êmica
Abordagem ética
Investigações
Investigations
Etic approach
Data do documento: 2017
Referência: OREY, D. C.; ROSA, M. Etnomodelagem : investigando saberes êmicos e éticos em uma abordagem dialógica. Journal Of Mathematics and Culture, v. 11, p. 1-21, 2017. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/10/article1_daniel_milton.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: A etnomodelagem conecta os aspectos culturais (abordagem êmica) e acadêmicos (abordagem ética) da matemática por meio de uma interação dialógica entre esses conhecimentos tradicionais. A utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução dos fenômenos presentes no cotidiano dos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas localmente enquanto a abordagem ética é importante para a sua comparação global. A interação dialógica utiliza as abordagens êmica e ética para a obtenção de uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido local e globalmente em culturas distintas.
Resumo em outra língua: Ethnomodelling connects the cultural (emic approach) and academic (etic approach) aspects of mathematics through a dialogical interaction between these two knowledge traditions. The use of both emic and etic approaches allows for a clearer translation of phenomena present in the daily life of the members of distinct cultural groups. Emic approach is essential for communicating our understanding of locally developed mathematical ideas, procedures, and practices while forms of etic approach are essential for its overall comparison. Dialogical interactions use both the emic and etics in gaining a broader and comprehensive understanding of mathematical knowledge developed both locally and globally in distinct cultures.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10413
Link para o artigo: https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/10/article1_daniel_milton.pdf
ISSN: 15585336
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EtnomodelagemIvestigandoSaberes.pdf
  Restricted Access
357,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.