Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10394
Título: A autonomia universitária na era da parceria público-privado.
Autor(es): Ribeiro, Daniella Borges
Palavras-chave: Política de educação
Data do documento: 2017
Referência: RIBEIRO, D. B. A autonomia universitária na era da parceria público-privado. Universidade e Sociedade, Brasília, n. 58, p. 104-115, jun. 2016. Disponível em: <http://www.andes.org.br/andes/print-revista-conteudo.andes?idRev=46&idArt=274>. Acesso em: 23 jan. 2018.
Resumo: Trata-se de um estudo com o objetivo de trazer à baila o tema autonomia universitária. Para tanto, foi realizado um levantamento das Revistas Universidade e Sociedade e, a partir dos artigos publicados nas revistas, buscou-se identificar alguns pontos importantes para o debate. Foi possível verificar, por um lado, o interesse constante do Estado em regulamentar a autonomia dando a este preceito um conteúdo de viés privatista e, por outro, a movimentação dos trabalhadores e estudiosos do campo educacional contra esta medida. Se não houve a aprovação de uma lei única para regular a autonomia universitária, o Estado tratou de elaborar e aprovar normatizações fragmentadas que incentivaram e fortaleceram a parceria entre o público e o privado, sendo esta uma forte diretriz no entendimento da autonomia a partir da lógica do mercado.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10394
Link para o artigo: http://portal.andes.org.br/imprensa/publicacoes/imp-pub-98128498.pdf
ISSN: 15171779
Aparece nas coleções:DECSO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AutonomiaUniversitáriaEra.pdf134,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.