Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8538
Title: Educomunicação para a gestão da água : estudo de caso da Web rádio Água no CBH-Paranaíba.
Authors: Alves, Mônica de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Alberto de Freitas Castro
Prado, Jan Alyne Barbosa
Keywords: Educação - estudo e ensino
Tecnologia educacional
Abastecimento de água
Bacias hidrográficas - administração
Ensino audiovisual
Issue Date: 2017
metadata.dc.contributor.referee: Fonseca, Alberto de Freitas Castro
Gameiro, Danton Heleno
Martins, Nair Prata Moreira
Citation: ALVES, Mônica de Sousa. Educomunicação para a gestão da água: estudo de caso da Web rádio Água no CBH-Paranaíba. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Abstract: A presente dissertação procurainvestigar como as práticas educomunicativas foram incorporadas no curso Elaboração de Spots e Manuseio da Plataforma Web Rádio Água, ministrado para os conselheiros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, pelo Projeto Web Rádio Água, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). Como suporte metodológico, esse trabalho recorre ao estudo de caso e a técnicas de coletas de dados como observação direta, realização de entrevistas e análises documentais. O estudo busca entender como este novo campo do conhecimento que interliga a educação e a comunicaçãopode contribuir para o fortalecimento do processo comunicativo na gestão das águas. Para análise do curso, foram utilizadas como parâmetros as áreas de intervenção da Educomunicação, delineadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo (USP). Uma das conclusões da pesquisa aponta para o fato que, embora o curso, objeto deste estudo, siga conceitos educomunicativos, o resultado proposto não foi alcançado em sua totalidade, por erros e limitações na sua gestão comunicativa.
metadata.dc.description.abstracten: The present dissertation seeks to investigate how educational practices were incorporated in the course "Sprinkler Development and Handling of the Web Radio Water Platform", taught to the councilors of the River Basin Committee of the Paranaíba River Water Web Project, in partnership with the Agency National Water Agency (ANA). As a methodological support, this paper uses case studies and data collection techniques such as direct observation, interviews and documentary analysis. The study seeks to understand how this new field of knowledge that interconnects education and communication can contribute to the strengthening of the communicative process in water management. For the analysis of the course, the areas of intervention of the Educommunication, outlined by the Center of Communication and Education (NCE) of the University of São Paulo (USP), were used as parameters. One of the conclusions of the research points to the fact that, although the course, object of this study, follows educational concepts, the proposed result was not reached in its totality, due to errors and limitations in its communicative management.
Description: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8538
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGSEA - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_EducomunicaçãoGestãoÁgua.pdf7,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.