Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/695
Title: | Quem pode resistir a Lara Croft? Você? |
Authors: | Mendes, Cláudio Lúcio |
Keywords: | Gênero Poder - ciências sociais |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | MENDES, C. Quem pode resistir a Lara Croft? Você?. Estudos Feministas, v. 16, n.1, p.45-60, jan. 2008. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=38114359004>. Acesso em: 20 ago. 2012. |
Abstract: | Este artigo discute como o jogo eletrônico Tomb Raider constrói processos de subjetivação em relação a gênero e sexualidade. Para desenvolver essa discussão, duas questões foram centrais: quem esse jogo imagina que ‘você’ seja? Quem esse jogo propõe que ‘você’ seja? Ambas foram construídas com base em teorizações foucaultianas sobre os processos de subjetivação, conjuntamente com a noção de “modo de endereçamento” desenvolvido por Elizabeth Ellsworth e algumas discussões sobre gênero e sexualidade. Pautando-se nisso, buscouse mostrar como marcas de gênero e sexualidade, culturalmente construídas, são empregadas nas elaborações da personagem central do jogo: Lara Croft. Contudo, conclui-se que tais marcas não configuram escolhas entre possíveis, mas são criações e invenções, tanto por parte dos elaboradores quanto pelos jogadores. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/695 |
metadata.dc.rights.license: | As/os autoras/es têm permissão para a publicação do artigo em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Estudos Feministas. Fonte: Revista Estudos Feministas <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em 11 mar. 2014. |
Appears in Collections: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_QuemPodeResistir.pdf | 54,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.