Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4747
Título: | Um olhar clínico na sala de aula : uma nova metodologia pedagógica? |
Título(s) alternativo(s): | A clinic’s view in the classroom : a new pedagogical method? |
Autor(es): | Moura, Francisco de Assis |
Palavras-chave: | Educação clínica Clínica Psicanálise da educação Intersubjetividade Subjetividade |
Data do documento: | 2005 |
Referência: | MOURA, F. de A. Um olhar clínico na sala de aula: uma nova metodologia pedagógica? Estilos da Clínica, v. 10, n. 18, p. 36-53, 2005. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45991/49616>. Acesso em: 24 mar. 2015. |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância dos fenômenos inconscientes nos processos educativos. Durante a construção da psicanálise Freud indagou por várias vezes sobre os reais efeitos da função psíquica face aos múltiplos espaços sociais em que o ser humano está inserido: o contexto educacional é um deles. Discutimos de que forma o processo de aprendizagem, nos seus múltiplos entraves, pode fazer o sujeito manifestar-se, levando em conta aspectos subjetivos e intersubjetivos implícitos na relação professor, aluno e conhecimento. Defendemos a idéia de que um olhar clínico sobre o fenômeno educacional escolar é um recurso possível para fazer eclodir o sujeito. |
Resumo em outra língua: | The aim of this paper is to reflect on the importance of the unconscious phenomena in the educative processes. During the construction of the psychoanalysis, Freud asked himself several times about the real effect of the psychic function faced to the multiple social areas where the human being is: the educational context is one of them. We believe that it forms the learning process, in its multiple impediments that can make the subject manifest, taking in account implicit subjective and inter-subjective aspects in relation to the teachers, pupils and knowledge. We defends the idea that a clinical view on the pertaining of the school educational phenomenon, is a possible way to reveal the subject. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4747 |
DOI: | https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p36-53 |
ISSN: | 1981-1624 |
Licença: | A Revista Estilos da Clinica permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/424>. Acesso em: 09 nov. 2016. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_OlharClínicoSala.pdf | 159,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.