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Title: A criação de ambientes favoráveis à aprendizagem significativa crítica em contextos de cursos regulares nas aulas de matemática.
Authors: Carvalho, Roberto Lessa de
metadata.dc.contributor.advisor: Corrêa, Roseli de Alvarenga
Keywords: Ensino fundamental
Apredizagem
Psicologia da aprendizagem
Razão e proporção - proporcionalidade
Tales de Mileto
Issue Date: 2012
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: CARVALHO, R. L. de. A criação de ambientes favoráveis à aprendizagem significativa crítica em contextos de cursos regulares nas aulas de matemática. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Abstract: Este trabalho, embasado em pesquisas teóricas e de campo, assumiu como proposta uma investigação com foco na teoria da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Significativa Crítica em contextos de cursos regulares nas aulas de Matemática. Teve como objetivo investigar as possibilidades de criação de ambientes que favoreçam ao aluno estudar e aprender Matemática de forma significativa e crítica. Buscou-se apoio teórico em alguns autores dentre os quais David Ausubel e Marco Antonio Moreira, com destaque aos conceitos relevantes das teorias que fundamentam a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Significativa Crítica, relacionados com o tema da presente pesquisa, de forma a possibilitar seu entendimento e identificar os princípios inerentes ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática escolar. O grupo composto pelos sujeitos da pesquisa foi constituído pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Ouro Preto/MG, nas próprias turmas de alunos do professor pesquisador. Em consonância com os aspectos teóricos que fundamentaram a investigação, com o Projeto Político Pedagógico da Escola e com o plano de ensino de Matemática proposto para o 1º. semestre letivo de 2011, foram criadas e elaboradas atividades em que o cotidiano próximo dos alunos se fizesse presente nos estudos e discussões em sala de aula e despertasse o interesse e a motivação para o aprendizado de conceitos matemáticos decorrentes. Nesse sentido, foi desenvolvida uma proposta didática objetivando o aprendizado significativo e crítico da Matemática, com destaque para as visitas orientadas aos monumentos históricos das cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte. O tema proporcionalidade destacou-se dentre os demais e, como consequência, o Teorema de Tales, centralizou as ações para a criação e a seleção das atividades. Os dados resultantes, obtidos pela realização de cada grupo de atividades e pelo nível de atendimento aos seus objetivos, revelaram que, além de significativa, a aprendizagem foi também crítica, atendendo, em maior ou menor grau, aos princípios que regem a Aprendizagem Significativa Crítica. Como pontos de referência para tal julgamento, dentre outros, destacam-se: o resultado das atividades e avaliações no atendimento aos objetivos, as opiniões dos alunos registradas em seus relatórios, os registros do professor pesquisador em seu caderno de campo, as discussões e troca de conhecimentos nos grupos de trabalho, o empenho na realização das tarefas e a postura mais questionadora dos alunos.
metadata.dc.description.abstracten: This work, based on theoretical and field researches, proposed an investigation focusing on the theory of Meaningful Learning and Critical Meaningful Learning in the context of regular courses in Mathematics classes. Its objective was to investigate the possibilities to create environments which encourage the student to study and learn Mathematics in a meaningful and critical way. Theoretical support was sought in some authors among whom David Ausubel and Marco Antonio Moreira, highlighting the relevant concepts of the theories which substantiate the Meaningful Learning and the Critical Meaningful Learning, related with the theme of this present research, in order to enable its understanding and to identify the principles inherent to the process of teaching and learning of Mathematics at school. The group composed by the subjects of the research was formed by the 9th grade students of middle school in a private school in Ouro Preto / MG - Brazil, from the classes of students of the teacher/researcher. In accordance with the theoretical aspects that based the investigation, with the Policy Pedagogical Project of the School and with the plan of Mathematics teaching proposed for the 1st school semester of 2011, activities were created and adjusted in a way that the everyday life of the students was present in the studies and in classroom discussions in order to boost the interest and motivation to learn the resulting mathematical concepts. In this sense, a didactical proposal was developed, aiming the meaningful and critical learning of Mathematics, highlighting the guided visits to monuments in the cities of Ouro Preto and Belo Horizonte. The topic proportionality was a favorite among others, and as a consequence, Thales Theorem centralized the actions for the development and selection of the activities. The resulting data, obtained through the performance of each group of activities and by the level of accomplishment of their objectives, revealed that, besides meaningful, the learning was also critical, complying, at different degrees of intensity, with the principles that rule the Critical Meaningful Learning. As reference for such judgment, among others, these can be pointed out: the result of the activities and evaluations in the fulfillment of the objectives, the opinions of the students recorded in their reports, the records of the teacher/researcher in his field notebook, the discussions and exchange of knowledge in the work groups, the dedication in performing the tasks and the more inquisitive attitude of the students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3052
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

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