A criação de ambientes favoráveis à aprendizagem significativa crítica em contextos de cursos regulares nas aulas de matemática.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Este trabalho, embasado em pesquisas teóricas e de campo, assumiu como proposta uma investigação com foco na teoria da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Significativa Crítica em contextos de cursos regulares nas aulas de Matemática. Teve como objetivo investigar as possibilidades de criação de ambientes que favoreçam ao aluno estudar e aprender Matemática de forma significativa e crítica. Buscou-se apoio teórico em alguns autores dentre os quais David Ausubel e Marco Antonio Moreira, com destaque aos conceitos relevantes das teorias que fundamentam a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Significativa Crítica, relacionados com o tema da presente pesquisa, de forma a possibilitar seu entendimento e identificar os princípios inerentes ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática escolar. O grupo composto pelos sujeitos da pesquisa foi constituído pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Ouro Preto/MG, nas próprias turmas de alunos do professor pesquisador. Em consonância com os aspectos teóricos que fundamentaram a investigação, com o Projeto Político Pedagógico da Escola e com o plano de ensino de Matemática proposto para o 1º. semestre letivo de 2011, foram criadas e elaboradas atividades em que o cotidiano próximo dos alunos se fizesse presente nos estudos e discussões em sala de aula e despertasse o interesse e a motivação para o aprendizado de conceitos matemáticos decorrentes. Nesse sentido, foi desenvolvida uma proposta didática objetivando o aprendizado significativo e crítico da Matemática, com destaque para as visitas orientadas aos monumentos históricos das cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte. O tema proporcionalidade destacou-se dentre os demais e, como consequência, o Teorema de Tales, centralizou as ações para a criação e a seleção das atividades. Os dados resultantes, obtidos pela realização de cada grupo de atividades e pelo nível de atendimento aos seus objetivos, revelaram que, além de significativa, a aprendizagem foi também crítica, atendendo, em maior ou menor grau, aos princípios que regem a Aprendizagem Significativa Crítica. Como pontos de referência para tal julgamento, dentre outros, destacam-se: o resultado das atividades e avaliações no atendimento aos objetivos, as opiniões dos alunos registradas em seus relatórios, os registros do professor pesquisador em seu caderno de campo, as discussões e troca de conhecimentos nos grupos de trabalho, o empenho na realização das tarefas e a postura mais questionadora dos alunos.
Descrição
Palavras-chave
Ensino fundamental, Apredizagem, Psicologia da aprendizagem, Razão e proporção - proporcionalidade, Tales de Mileto
Citação
CARVALHO, R. L. de. A criação de ambientes favoráveis à aprendizagem significativa crítica em contextos de cursos regulares nas aulas de matemática. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.