Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15892
Title: Cenário da distribuição de cotas para residentes do edital 01/2020 da CAPES.
Other Titles: Scenario of distribution of quotas to residents in the public notice 01/2020 of CAPES.
Authors: Tinti, Douglas da Silva
Silva, José Fernandes da
Farias, Robson Alves
Keywords: Residência pedagógica
Formação de professores
Políticas públicas
Issue Date: 2021
Citation: TINTI, D. da S.; SILVA, J. F. da.; FARIAS, R. A. Cenário da distribuição de cotas para residentes do edital 01/2020 da CAPES. Epistemologia e Práxis Educativa (EPEDuc), v. 4, n. 2, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/12390>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Abstract: O presente artigo tem por objetivo analisar a distribuição de cotas (bolsas), para residentes, no Edital 01/2020 do Programa Residência Pedagógica da CAPES. Trata-se de um estudo documental cujas fontes foram os documentos publicados pela CAPES relacionados ao referido edital. Desse modo, a organização e o tratamento dos dados, ancora-se aos pressupostos da Estatística Descritiva e à recursos e fórmulas do software Excel. Para melhor apresentação dos dados, optou-se por elaborar sínteses a partir de quadros com vistas a contemplar o objetivo proposto. Após essa etapa, iniciou-se o processo de análise e interpretação dos dados, considerando uma abordagem descritiva e três categorias analíticas: a) análise da distribuição das Cotas por Região, Estado e Municípios do país; b) análise da distribuição das Cotas por IES e c) análise da distribuição das Áreas de Residência Pedagógica. De modo geral, a análise possibilitou verificar que foram distribuídas 30.096 cotas de residentes, sendo 55,42% destas para residentes de áreas prioritárias e 45,58% de áreas gerais. Foi possível observar, também, que o PRP está presente em todos os Estados e em aproximadamente 20% dos municípios brasileiros.
metadata.dc.description.abstracten: This article aims to analyze the distribution of quotas (scholarships) for residents, in Public Notice 01/2020 of the CAPES Pedagogical Residency Program. This is a documentary study whose sources were the documents published by CAPES related to the aforementioned public notice. In this way, the organization and treatment of data is anchored to the assumptions of Descriptive Statistics and to the resources and formulas of the Excel software. For a better presentation of the data, it was decided to elaborate syntheses based on tables in order to contemplate the proposed objective. After this stage, the data analysis and interpretation process began, considering a descriptive approach and three analytical categories: a) analysis of the distribution of Quotas by Region, State and Municipalities in Brazil; b) analysis of the distribution of Quotas by HEI (Higher Education Institutions) and c) analysis of the distribution of the Areas of Pedagogical Residency. In general, the analysis made it possible to verify that 30,096 residency scholarships were distributed; out of which 55.42% were for residents of priority areas and 45.58% for residents of general areas. The study also showed that the PRP is present in all States and in approximately 20% of Brazilian municipalities.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15892
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.12390
ISSN: 2674-757X
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no periódico Epistemologia e Práxis Educativa (EPEDuc) estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Epistemologia e Práxis Educativa (EPEDuc) <https://revistas.ufpi.br/index.php/epeduc/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 28 set. 2022.
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CenárioDistribuiçãoCotas.pdf201,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.