Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14615
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Plínio Cavalcanti-
dc.date.accessioned2022-03-03T18:30:44Z-
dc.date.available2022-03-03T18:30:44Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, P. C. Formação matemática na Licenciatura e prática docente na escola: o caso da unicidade da decomposição em primos. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, p. 230-245, 2020. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1631>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-2386-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14615-
dc.description.abstractNeste texto discutimos o Teorema Fundamental da Aritmética, tomando como referência as formas como o tema é trabalhado na Educação Básica e nos cursos de Licenciatura em Matemática. Defendemos uma discussão desse tópico, situada no contexto específico do ensino escolar, em ambas as instâncias de trabalho de educação matemática, mas principalmente nos processos de formação inicial do professor. Como contribuição nesse sentido, apresentamos uma demonstração “escolar” da unicidade da decomposição em primos, contrastando a viabilidade de seu ajustamento ao trabalho docente sobre o tema no sexto ano do Ensino Fundamental, com as (im)possibilidades de adaptação de duas demonstrações acadêmicas desse mesmo fato, as quais aparecem frequentemente em livros-texto utilizados em cursos de formação de professores de matemática para a Educação Básica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectSaber docentept_BR
dc.subjectTeorema Fundamental da Aritméticapt_BR
dc.subjectTeachers’ mathematical knowledge.pt_BR
dc.subjectFundamental Theorem of Arithmeticpt_BR
dc.titleFormação matemática na Licenciatura e prática docente na escola : o caso da unicidade da decomposição em primos.pt_BR
dc.title.alternativeProspective teacher education and school teaching practice : the case of the uniqueness of prime decomposition.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Hipátia <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em 01 ago. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenWe discuss the way the Fundamental Theorem of Arithmetic is dealt with in school teaching as compared to the correspondent way this topic is examined in (Brazilian) Math Teacher Education. We argue that it is viable, as well as manageable, to develop a situated (in the school teaching context) discussion of the uniqueness of prime decomposition of natural numbers, both in Mathematics Teacher Education Programs and in the school itself, where this issue is essentially ignored. As a contribution, we present a “school” proof of the uniqueness of prime decomposition in the set of natural numbers, contrasting the possibilities of adapting it to the teaching of mathematics in sixth-grade classes, with the (im)possibilities of adjusting two academic proofs, often presented in textbooks used in Math Teacher Education courses in Brazil.pt_BR
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormaçãoMatemáticaLicenciatura.pdf342,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.