Tenacidade à fratura, crescimento de trinca por fadiga e resistência ao desgaste de dois aços para aplicação em trilho ferroviário.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Neste trabalho se avaliou o comportamento mecânico de dois aços perlíticos utilizados para fabricação de trilhos ferroviários: um aço carbono, C-Mn-Si, e um aço microligado, Nb-V. O comportamento mecânico foi avaliado por ensaios de tração, ensaios de dureza, ensaios de tenacidade à fratura (KIC), testes de crescimento de trinca por fadiga, os quais gerou as curvas (da / dN x ΔK) e testes de desgaste por microabrasão. As superfícies de fratura de todos os corpos de prova testados foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV). O aço carbono apresentou uma microestrutura mais refinada do que o aço microligado devido às diferenças nos procedimentos termomecânicos industriais. No entanto, dureza, resistência à tração e tenacidade à fratura foram semelhantes para ambos os aços. As principais diferenças no comportamento mecânico foram verificadas nos ensaios de crescimento de trinca por fadiga e nos ensaios de desgaste: a resistência à fadiga e a resistência ao desgaste foram maiores para o aço microligado. Estes resultados são importantes para prever o comportamento dos aços utilizados no setor ferroviário, para realizar um controle de manutenção adequado, evitando uma falha prematura e um consequente acidente catastrófico, e para selecionar o material adequado para esta aplicação.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Aço-carbono, Resistência de materiais, Mecânica da fratura, Metais - fadiga, Desgaste mecânico
Citação
SOUZA, Andrew Thallisson de. Tenacidade à fratura, crescimento de trinca por fadiga e resistência ao desgaste de dois aços para aplicação em trilho ferroviário. 2019. 54 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.