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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14459
Título: | Tenacidade à fratura, crescimento de trinca por fadiga e resistência ao desgaste de dois aços para aplicação em trilho ferroviário. |
Autor(es): | Souza, Andrew Thallisson de |
Orientador(es): | Godefroid, Leonardo Barbosa |
Palavras-chave: | Aço-carbono Resistência de materiais Mecânica da fratura Metais - fadiga Desgaste mecânico |
Data do documento: | 2019 |
Membros da banca: | Godefroid, Leonardo Barbosa Pinto, Maria Aparecida Vilela, Jefferson José Porcaro, Rodrigo Rangel |
Referência: | SOUZA, Andrew Thallisson de. Tenacidade à fratura, crescimento de trinca por fadiga e resistência ao desgaste de dois aços para aplicação em trilho ferroviário. 2019. 54 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019. |
Resumo: | Neste trabalho se avaliou o comportamento mecânico de dois aços perlíticos utilizados para fabricação de trilhos ferroviários: um aço carbono, C-Mn-Si, e um aço microligado, Nb-V. O comportamento mecânico foi avaliado por ensaios de tração, ensaios de dureza, ensaios de tenacidade à fratura (KIC), testes de crescimento de trinca por fadiga, os quais gerou as curvas (da / dN x ΔK) e testes de desgaste por microabrasão. As superfícies de fratura de todos os corpos de prova testados foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV). O aço carbono apresentou uma microestrutura mais refinada do que o aço microligado devido às diferenças nos procedimentos termomecânicos industriais. No entanto, dureza, resistência à tração e tenacidade à fratura foram semelhantes para ambos os aços. As principais diferenças no comportamento mecânico foram verificadas nos ensaios de crescimento de trinca por fadiga e nos ensaios de desgaste: a resistência à fadiga e a resistência ao desgaste foram maiores para o aço microligado. Estes resultados são importantes para prever o comportamento dos aços utilizados no setor ferroviário, para realizar um controle de manutenção adequado, evitando uma falha prematura e um consequente acidente catastrófico, e para selecionar o material adequado para esta aplicação. |
Resumo em outra língua: | This research characterized the microstructure and evaluated the mechanical behavior of two pearlitic steels used in Brazilian railroads: a C-Mn-Si, carbon steel, and a Nb-V, microalloyed steel. The mechanical behavior was evaluated by tensile tests, hardness tests, fracture toughness tests (linear elastic fracture mechanics - KIC), fatigue crack growth tests (da / dN x ΔK) and microabrasion wear tests. The fracture surfaces of all tested specimens were analyzed by scanning electron microcopy (SEM). The carbon steel presented a more refined microstructure than the microalloyed steel, due to differences in the thermomechanical industrial procedures. However, hardness, yield and tensile strength, and fracture toughness were similar for both steels. The main differences in the mechanical behavior were verified in the fatigue crack growth tests and wear tests: the fatigue resistance and wear resistance were higher for the microalloyed steel. These results are important to predict the actual behavior of steels used in the railway sector, to perform a proper maintenance control avoiding a premature failure and a consequent catastrophic accident, and to select the adequate material for this application. |
Descrição: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14459 |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/02/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. |
Aparece nas coleções: | REDEMAT - Mestrado (Dissertações) |
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