Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11917
Título : | Aplicações de grafos no ensino médio. |
Autor : | Ribas, Giovani Batista |
metadata.dc.contributor.advisor: | Oliveira, Edney Augusto Jesus de |
Palabras clave : | Teoria dos grafos Análise combinatória Ensino |
Fecha de publicación : | 2019 |
metadata.dc.contributor.referee: | Oliveira, Edney Augusto Jesus de Silva, Gheyza Ferreira da Pinto, Thiago Morais |
Citación : | RIBAS, Giovani Batista. Aplicações de grafos no ensino médio. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019. |
Resumen : | Este trabalho tem como foco central a utilização de grafos no ensino-aprendizado, mais especificamente no ensino médio. Para tal, é feita uma investigação sucinta sobre a Teoria de Grafos contendo um breve apanhado histórico seguido de um aporte teórico introdutório. Além disso, é apresentada uma correlação entre grafos e tópicos de análise combinatória. Por fim, são sugeridas três atividades práticas para exemplificar o seu uso, sendo a primeira atividade um plano de estudos de análise combinatória utilizando os grafos como facilitadores visuais. As outras duas atividades, de aspecto mais prático, apresentam uma forma mais efetiva de atrair a participação dos alunos para o estudo desta teoria. |
metadata.dc.description.abstracten: | This work focuses on the use of graphs in teaching and learning, more specific in high school. For this, a brief investigation on the theory of graphs is made containing a brief historic followed by a theoretical summary. In addition, it is a correlation between graphs and combinatorial analysis topics. Finally, three practical activities are suggested to exemplify their use, the first activity being a combinatorial analysis study plan, using the graphs as visual facilitators. The other two activities, the more practical aspect, presents a more effective way of displaying student participation for the study of this theory. |
Descripción : | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11917 |
metadata.dc.rights.license: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/02/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. |
Aparece en las colecciones: | PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_AplicaçõesGrafosEnsino.pdf | 13,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons