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Título : Formação inicial de professoras : contribuições do subprojeto PIBID/Pedagogia - UFV nas escolas do campo de Viçosa-MG.
Autor : Silva, Jéssica de Freitas da
metadata.dc.contributor.advisor: Jardilino, José Rubens Lima
Palabras clave : Professores - formação
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Brasil
Educação no campo
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.contributor.referee: Jardilino, José Rubens Lima
Santos, Marcelo Loures dos
Mendes, Cláudio Lúcio
Citación : SILVA, Jéssica de Freitas da. Formação inicial de professoras: contribuições do subprojeto PIBID/Pedagogia - UFV nas escolas do campo de Viçosa-MG. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumen : Este estudo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e está articulado ao Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI). O objetivo geral foi investigar como as experiências vivenciadas pelas licenciandas, no Subprojeto PIBID/Pedagogia-UFV, refletiram no processo de aprendizagem docente. Nesse sentido, por meio da caracterização das estratégias formativas do programa, buscamos identificar as ações desenvolvidas e relações estabelecidas no decorrer da participação deste contexto de formação/atuação. Isso, para tentar compreender em que medida o envolvimento favoreceu a aprendizagem da docência no processo de formação inicial. Para o alcance dos objetivos propostos, optamos por uma abordagem qualitativa e pela estratégia metodológica classificada como estudo de caso do Subprojeto investigado, que atende especificamente as escolas do campo do município de Viçosa-MG. No percurso metodológico, utilizamos os instrumentos de coleta de dados: análise documental, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados contemplou a estratégia de “Análise de Prosa”, definida por Marli André (1983). O referencial teórico é composto por proposições de diferentes autores do campo educacional em relação às Políticas Educacionais, à Formação Inicial de Professores e à Educação do Campo. Diante da diversidade empírica constituída nesta investigação, os resultados apontam que as ações formativas do Subprojeto compõem um ciclo de estratégias didático-pedagógicas entre a escola e a universidade. Sobre esta dinâmica, verificamos que as ações oportunizaram, cada qual na sua relevância, aprendizagens sobre a docência das futuras professoras. Dentre as ações formativas, avaliamos a iniciação à docência e a vivência escolar como estratégias expressivas na constituição dos saberes da profissão. Evidenciamos também que a proposta de inserção das bolsistas no âmbito das escolas do campo atribuiu algumas singularidades ao processo formativo, favorecendo o conhecimento e a aprendizagem sobre as especificidades que compõem este âmbito escolar e a prática docente neste contexto. Averiguamos que as percepções sobre a Educação do Campo estão ligadas apenas aos aspectos do contexto educacional e a suposições de que há diferença das escolas urbanas, não sinalizando estudos teóricos e reflexivos sobre sua essência. Ressaltamos, por fim, que a participação das licenciandas no PIBID foi um fator motivacional para um futuro profissional na docência.
metadata.dc.description.abstracten: This study is part of the Graduate Program in Education of the Federal University of Ouro Preto and it is articulated to the Research Group of Training and Teaching Profession (FOPROFI). The general objective was to investigate how the experiences lived by the teachers to be, in the PIBID / Pedagogy-UFV Subproject, reflected in the teacher learning process. In this sense, through the characterization of the formative strategies of the program, we seek to identify the developed actions and relationships established during the participation on this context of formation / performance. This was done to try to understand how much the involvement favored the learning of the teaching in the initial formation process. In order to reach the proposed objectives, we opted for a qualitative approach and the methodological strategy was classified as a case study of the Investigated Subproject, which specifically serves the schools of the municipality of Viçosa-MG. In the methodological path, the instruments used for data collecting were documentary analysis, application of questionnaire and semi-structured interview. An analysis of the data contemplated a Prose Analysis strategy, defined by Marli André (1983). The theoretical reference is composed of propositions of different authors of the educational field in relation to Educational Policies, Initial Teacher Training and Countryside Education. In front of the empirical divergence in this research, the indicators point out that the training actions of the Subproject comprise a cycle of didactic-pedagogical strategies between a school and a university. On this dynamics, we verified that the actions, each one in its relevance, made it possible apprenticeships about the teaching of the future teachers. Among the formative actions, we evaluated the initiation to teaching and the school experience as expressive strategies in the constitution of the knowledge of the profession. It is also evidenced that the proposal of insertion of the scholarship holders in the scope of the rural schools attributed some singularities to the formative process, favoring the knowledge and learning about the specificities that compose this scholastic scope and the teaching practice in this context. We find that the perceptions about Countryside Education are related only to aspects of the educational context and to the assumptions that there is a difference in urban schools, not signaling theoretical and reflexive studies about its essence. Finally, we emphasize that the participation of the teachers to be in PIBID was a motivational factor for a professional future in teaching.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11731
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/09/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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