Pesquisa sobre a própria prática : criação de jogos de tabuleiro nas aulas de matemática.

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Data
2018
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Resumo
O presente artigo enquadra-se na perspectiva qualitativa da pesquisa sobre a própria prática (FIORENTINI, 2003; PONTE, 2002) e tem por objetivo investigar as contribuições da criação de jogos para a aprendizagem matemática de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A proposta de trabalho com jogos emergiu da reflexão sobre a própria prática, em que se constatou o pouco envolvimento dos alunos com as tarefas matemáticas propostas para serem resolvidas fora do ambiente escolar. Desse modo, foram propostas oficinas de construção de jogos matemáticos objetivando despertar nos alunos um maior interesse pelo objeto matemático estudado e, consequentemente, promover aprendizagens. Como resultados, foi possível identificar que alunos que apresentavam maior dificuldade nas aulas de matemática demonstraram maior aproveitando estudando em um ambiente adverso ao convencional e que, ainda, as oficinas de construção de jogos despertou nos alunos um maior interesse em relação a matemática. Observamos também que, diante de um cenário de competição, os alunos resolveram muitas questões matemáticas com certa facilidade, acreditamos que isso esteja relacionado ao fato de que não se sentiam obrigados a fazerem, pelo contrário, eram nítidos o desafio e a motivação em solucioná-las e, assim, vencer o jogo
Descrição
Palavras-chave
Ensino de matemática, Materiais manipuláveis, Mathematics teaching, Games, Manipulable materials
Citação
PEIXOTO, L. M.; TINTI, D. da S. Pesquisa sobre a própria prática : criação de jogos de tabuleiro nas aulas de matemática. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 5, p. 3-15, jan./jun. 2018.Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4963/2474>. Acesso em: 19 mar. 2019.