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Título: Pesquisa sobre a própria prática : criação de jogos de tabuleiro nas aulas de matemática.
Autor(es): Peixoto, Leandro Magalhães
Tinti, Douglas da Silva
Palavras-chave: Ensino de matemática
Materiais manipuláveis
Mathematics teaching
Games
Manipulable materials
Data do documento: 2018
Referência: PEIXOTO, L. M.; TINTI, D. da S. Pesquisa sobre a própria prática : criação de jogos de tabuleiro nas aulas de matemática. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 5, p. 3-15, jan./jun. 2018.Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4963/2474>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: O presente artigo enquadra-se na perspectiva qualitativa da pesquisa sobre a própria prática (FIORENTINI, 2003; PONTE, 2002) e tem por objetivo investigar as contribuições da criação de jogos para a aprendizagem matemática de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A proposta de trabalho com jogos emergiu da reflexão sobre a própria prática, em que se constatou o pouco envolvimento dos alunos com as tarefas matemáticas propostas para serem resolvidas fora do ambiente escolar. Desse modo, foram propostas oficinas de construção de jogos matemáticos objetivando despertar nos alunos um maior interesse pelo objeto matemático estudado e, consequentemente, promover aprendizagens. Como resultados, foi possível identificar que alunos que apresentavam maior dificuldade nas aulas de matemática demonstraram maior aproveitando estudando em um ambiente adverso ao convencional e que, ainda, as oficinas de construção de jogos despertou nos alunos um maior interesse em relação a matemática. Observamos também que, diante de um cenário de competição, os alunos resolveram muitas questões matemáticas com certa facilidade, acreditamos que isso esteja relacionado ao fato de que não se sentiam obrigados a fazerem, pelo contrário, eram nítidos o desafio e a motivação em solucioná-las e, assim, vencer o jogo
Resumo em outra língua: This article is based on the qualitative perspective of the research about the practice itself (FIORENTINI, 2003, PONTE, 2002) and it aims to investigate the contributions of game creation to the mathematical learning of 8th grade students. The proposal of working with games emerged from the reflection about the practice itself, when it was verified the students’ lack of involvement with the mathematical tasks proposed to be solved outside the school environment. Therefore, mathematical games construction workshops were proposed aiming to awaken in the students a greater interest in the studied mathematical object and, consequently, to promote learning. As results, it was possible to identify that students who presented greater difficulty in mathematics classes demonstrated greater advantage by studying in an adverse environment to the conventional and, also, the construction of games workshops aroused in students a greater interest in relation to mathematics. We also observed that, the students faced with a competition scenario, solved many mathematical questions with some ease, we believe that this is related to the fact that they did not feel obliged to do. On the contrary, the challenge and the motivation in solving them were clear, and thus win the game.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11387
DOI: http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.4963
ISSN: 2525-703X
Licença: A Revista de Estudos Aplicados em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1743>. Acesso em: 14 mar. 2019.
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