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Title: Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.
Authors: Salamanca Rodríguez, Gedma Alejandra
metadata.dc.contributor.advisor: Tavares, Frederico de Mello Brandão
Keywords: Televisão
Práticas comunicacionais
Tempo social
Gênero televisivo
Issue Date: 2018
metadata.dc.contributor.referee: Tavares, Frederico de Mello Brandão
França, Vera Regina Veiga
Coração, Cláudio Rodrigues
Citation: SALAMANCA RODRÍGUEZ, Gedma Alejandra. Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Abstract: A pesquisa que se apresenta neste texto procurou compreender a configuração do gênero de ficção televisiva colombiana ao longo do tempo. Partimos do reconhecimento das particularidades da história da televisão na Colômbia, dadas por diferentes formas de interação entre o público e o privado, que derivaram em dois modelos de televisão. Também consideramos uma ideia de gênero como categoria cultural, que articula dinâmicas culturais com formatos industriais e modos de produção com competências de recepção. Dessa forma, buscamos identificar as características da teleficção na Colômbia, considerando as tensões existentes entre a indústria televisiva e a vida social, cultural e política do país e suas singularidades, transformações, rupturas e continuidades no contexto histórico. Como estratégia metodológica, recorremos à análise de entrevistas de diferentes personagens que participaram da televisão colombiana e que aparecem no documentário Caracol: Colombia en el espejo: 60 años de televisión (2014), na web série RTVC: Estudio 5 (2017) e no livro de Henry Ernesto Pérez Ballén História de una pasión. La telenovela colombiana según nueve libretistas nacionales (2015). As entrevistas nos revelaram um imaginário de duas televisões nacionais, dadas nos modelos misto e privado, que geraram também dois tipos de teleficção. No modelo misto, a ficção se descreve como diversa e cultural, enquanto no privado, se apresenta industrializada e comercial. Este panorama aponta de maneira reflexiva para um conjunto de transformações em relação a um projeto de nação, liderado pelo Estado e sustentado na diversidade, e que se enfraqueceu gradualmente diante de interesses de mercado. Além disso, conseguimos identificar que a ficção na Colômbia se organizou em torno de comédias, séries e dramatizados, subgêneros que relataram histórias do contexto nacional e nos quais se evidenciam elementos de diferentes temporalidades. Mais do que uma lista de características ou fórmulas da ficção televisiva nacional, a pesquisa nos permitiu compreender que a teleficção se constitui em um relato que, desde o teleteatro até as narco series, remete à cultura do país e suas transformações.
metadata.dc.description.abstracten: La investigación que se presenta en este texto buscó comprender la configuración del género de ficción televisiva colombiana a través del tiempo. Partimos de reconocer las particularidades de la historia de la televisión en Colombia, dada por diferentes formas de interacción entre lo público y lo privado que derivaron en dos modelos de televisión. También consideramos una idea de género como categoría cultural, que articula dinámicas culturales con formatos industriales y modos de producción con competencias de recepción. De tal manera, buscamos identificar las características de la teleficción en Colombia considerando las tensiones existentes entre la industria televisiva y la vida social, cultural y política del país, y sus particularidades, transformaciones, rupturas y continuidades en el contexto histórico. Como estrategia metodológica, recurrimos al análisis de entrevistas de diferentes personajes que participaron de la televisión colombiana y que aparecen en el documental del Canal Caracol: Colombia en el espejo: 60 años de televisión (2014), de la serie web producida por RTVC: Estudio 5 (2017) y en el libro de Henry Ernesto Pérez Ballén História de una pasión. La telenovela colombiana según nueve libretistas nacionales (2015). Las entrevistas nos revelaron un imaginario de dos televisiones nacionales, enmarcadas en los modelos mixto y privado, que generaron también dos tipos de teleficción. En el modelo mixto, la ficción se describe como diversa y cultural, mientras en el privado, se muestra industrializada y comercial. Este panorama es reflejo de un conjunto de transformaciones en relación a un proyecto de nación, liderado por el Estado y sustentado en la diversidad, y que se debilitó gradualmente ante intereses de mercado. Además, conseguimos identificar que la ficción en Colombia se organizó en torno de comedias, series y dramatizados, subgéneros que relataron historias del contexto nacional y en los que se evidencian elementos de diferentes temporalidades. Más que un listado de características o fórmulas de la ficción televisiva nacional, la investigación nos permitió comprender que la teleficción se constituye en un relato que, desde el teleteatro hasta las narco series remite a la cultura del país y a sus transformaciones.
Description: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10123
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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