Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A pesquisa que se apresenta neste texto procurou compreender a configuração do gênero de ficção televisiva colombiana ao longo do tempo. Partimos do reconhecimento das particularidades da história da televisão na Colômbia, dadas por diferentes formas de interação entre o público e o privado, que derivaram em dois modelos de televisão. Também consideramos uma ideia de gênero como categoria cultural, que articula dinâmicas culturais com formatos industriais e modos de produção com competências de recepção. Dessa forma, buscamos identificar as características da teleficção na Colômbia, considerando as tensões existentes entre a indústria televisiva e a vida social, cultural e política do país e suas singularidades, transformações, rupturas e continuidades no contexto histórico. Como estratégia metodológica, recorremos à análise de entrevistas de diferentes personagens que participaram da televisão colombiana e que aparecem no documentário Caracol: Colombia en el espejo: 60 años de televisión (2014), na web série RTVC: Estudio 5 (2017) e no livro de Henry Ernesto Pérez Ballén História de una pasión. La telenovela colombiana según nueve libretistas nacionales (2015). As entrevistas nos revelaram um imaginário de duas televisões nacionais, dadas nos modelos misto e privado, que geraram também dois tipos de teleficção. No modelo misto, a ficção se descreve como diversa e cultural, enquanto no privado, se apresenta industrializada e comercial. Este panorama aponta de maneira reflexiva para um conjunto de transformações em relação a um projeto de nação, liderado pelo Estado e sustentado na diversidade, e que se enfraqueceu gradualmente diante de interesses de mercado. Além disso, conseguimos identificar que a ficção na Colômbia se organizou em torno de comédias, séries e dramatizados, subgêneros que relataram histórias do contexto nacional e nos quais se evidenciam elementos de diferentes temporalidades. Mais do que uma lista de características ou fórmulas da ficção televisiva nacional, a pesquisa nos permitiu compreender que a teleficção se constitui em um relato que, desde o teleteatro até as narco series, remete à cultura do país e suas transformações.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Televisão, Práticas comunicacionais, Tempo social, Gênero televisivo
Citação
SALAMANCA RODRÍGUEZ, Gedma Alejandra. Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.