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Título: Análise via método dos elementos finitos de conectores HILTI X-HVB em vigas mistas de aço e concreto.
Autor(es): Oliveira, Elaine Ferreira de
Orientador(es): Souza, Flávio Teixeira de
Paula, Geraldo Donizetti de
Palavras-chave: Aço - construção mista
Cisalhamento - conector
Ligações parafusadas - conector hilti
Método dos elementos finitos
Concreto - construção mista
Data do documento: 2023
Membros da banca: Souza, Flávio Teixeira de
Paula, Geraldo Donizetti de
Ribas, Rovadávia Aline de Jesus
Machado, Wanderson Gonçalves
Referência: OLIVEIRA, Elaine Ferreira de. Análise via método dos elementos finitos de conectores HILTI X-HVB em vigas mistas de aço e concreto. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia das Construções) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Com o avanço dos sistemas estruturais e construtivos no ramo da engenharia civil foram desenvolvidos sistemas formados por elementos mistos de aço-concreto, em que a combinação desses materiais visa aproveitar as vantagens de cada um, tanto em termos estruturais como construtivos. Esses sistemas são utilizados na construção civil em todo o mundo desde o início da década de 1930, sendo normatizado no Brasil em 1986. Para que o aço e o concreto trabalhem de forma conjunta e se caracterizem como uma estrutura mista, precisam estar ligados entre si por meio de dispositivos de transferência de esforços, os conectores de cisalhamento, que garantem a interação entre os materiais pelo atrito, aderência ou repartição de cargas. Este trabalho analisa um sistema misto por meio da simulação do ensaio Push-out, utilizando modelos numéricos via Método dos Elementos Finitos, pelo software ANSYS. Utilizou-se incialmente o conector stud bolt e os resultados foram comparados com resultados encontrados na literatura e, a partir desse modelo, foram estudadas variações com o conector Hilti X-HVB 80. Interfaces aço-concreto foram simuladas considerando elementos de contato e elementos de mola. Observou-se que o comportamento dos dois tipos de conectores foi similar, sendo que o conector Hilti sofreu menores deslocamentos do que o conector stud bolt quando submetido aos mesmos carregamentos. Quando aumentada a rigidez do sistema, os valores de tensões nos conectores foram reduzidos devido à melhor redistribuição das tensões. Os resultados obtidos foram coerentes às referências, indicando a viabilidade da análise numérica por meio dos modelos elaborados e a possibilidade de expansão dos estudos sobre este sistema misto.
Resumo em outra língua: With the advancement of structural and constructive systems in the field of civil engineering were developed systems formed by composite elements of steel- concrete, combination of these materials aims to take advantages of each, both in structural and constructive terms. These systems have been used in civil construction around the world since the early 1930s, being standardized in Brazil in 1986. In order for steel and concrete to work together and be characterized as a composite structure, they need to be linked together by means of stress transfer devices, the shear connectors, which ensure the interaction between materials by friction, adhesion or load sharing. This work analyzes a composite system through the simulation of the Push-out test , using numerical models through the Finite Element Method, by the software ANSYS. The results obtained using the stud bolt connector were compared with experimental results found in the literature and, from the validated model, variations were studied with the Hilti X-HVB 80 model. Steel-concrete interfaces were simulated considering contact elements and spring elements. It was observed that the behavior of the two types of connectors was similar, the Hilti connector suffered smaller displacements than the stud bolt connector when subjected to the same loads. When the rigidity of the system was increased, the values of stresses in it was reduced due to better redistribution of stresses. The results obtained were consistent with the reference results, indicating the feasibility of numerical analysis through the models elaborated and the expanding studies on this composite systems.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia das Construções. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17958
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/12/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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