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Título: O agressor, de Rosário Fusco : o mal ou a paranoia.
Título(s) alternativo(s): O agressor by Rosário Fusco : evil or paranoia.
Autor(es): Rosa, Victor Luiz da
Palavras-chave: Surrealismo
Lacan
Data do documento: 2022
Referência: ROSA, V. L. da. O agressor, de Rosário Fusco: o mal ou a paranoia. O Eixo e a Roda, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 46-66, 2022. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/18485>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: O artigo analisa um romance de Rosário Fusco, O agressor, publicado em 1943 e logo resenhado por Antonio Candido em sua coluna no jornal Folha da Manhã. Diferentemente da avaliação de Candido, no entanto, orientando ao que parece pela defesa tanto do romance nacional quanto de certo realismo na literatura, e que critica no livro de Fusco justamente sua suposta desintegração em relação à “experiência brasileira”, o artigo procura revalorizar O agressor tendo em vista duas aproximações: com Kafka e com o surrealismo. Para isso, busca-se associar o romance ao “método crítico-paranoico”, tal como elaborado por Salvador Dalí, resultado por sua vez de uma leitura que fez das primeiras teorias lacanianas em torno da noção de paranoia, que também são consideradas, em larga medida, no presente artigo. Como se verá, a exemplo do que argumenta Gunther Anders a respeito do autor de O processo, por meio de sua técnica própria de estranhamento, a literatura de Fusco não faz outra coisa senão tocar o cerne da realidade.
Resumo em outra língua: The article analyzes O agressor (The aggressor), a novel by Rosário Fusco published in 1943 and reviewed by Antonio Candido shortly thereafter in “Folha da Manhã”. However, differently from Candido’s assessment, which seems to be guided both by the defense of the national novel and a certain realism in the literature, then criticizing Fusco’s book precisely by its supposed disintegration in connection to the “Brazilian experience”, the article seeks to revalue O agressor taking two approaches into consideration: with Kafka and with surrealism. For this purpose we try to associate the novel with the “critical- paranoid method” as elaborated by Salvador Dalí after the spanish painter read first Lacanian theories around the notion of paranoia, also considered in this article. As will be seen, as Gunther Anders argues about the author of “The Process”, Fusco’s novel, through its own technique of estrangement, does nothing but touch the very core of reality.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17299
DOI: https://doi.org/10.17851/2358-9787.31.1.46-66
ISSN: 1982-2553
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.
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