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Título: Cultura e criatividade : um estudo sobre a importância e os desafios do desenvolvimento da indústria criativa no Brasil.
Título(s) alternativo(s): Culture and creativity : a study on the importance and challenges of the development of the creative industry in Brazil.
Autor(es): Souza, Gabriel Magalhães Matheus e
Orientador(es): Viana, Francisca Diana Ferreira
Tupy, Igor Santos
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Indústria cultural
Cluster industrial
Economia criativa
Data do documento: 2023
Membros da banca: Viana, Francisca Diana Ferreira
Tupy, Igor Santos
Faria, Diomira Maria Cicci Pinto
Ferraz, Diogo
Referência: SOUZA, Gabriel Magalhães Matheus e. Cultura e criatividade: um estudo sobre a importância e os desafios do desenvolvimento da indústria criativa no Brasil. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Com o aprimoramento das tecnologias informacionais e a chegada da chamada Revolução 4.0, a economia criativa vem conquistando um papel de maior destaque nas discussões sobre o desenvolvimento econômico. O setor cultural possui laços estreitos com a Indústria Criativa - IC, de forma que uma tende a fomentar a existência da outra. No presente trabalho testou-se como as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes se agrupam, dadas as características suas Indústrias Criativas e Culturais e indicadores socioeconômicos adaptados para o caso da IC brasileira, através de uma análise de clusters. Foram analisados, também, os componentes principais responsáveis pela caracterização dos agrupamentos. O objetivo da pesquisa foi, a partir dos testes e análises realizados, encontrar clusters formados pelas cidades analisadas e compreender como fatores socioeconômicos afetam suas distribuições. As bases de dados utilizadas na análise foram retiradas da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, das bases do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI, do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e dos resultados eleitorais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Os resultados indicaram a existência de ao menos 4 clusters criativos no Brasil considerando os indicadores propostos, sendo cada um deles diferentemente influenciados pelos componentes encontrados. Os resultados da pesquisa demonstraram haver relação entre as variáveis analisadas e a formação de agrupamentos de cidades com ICs semelhantes, confirmando a hipótese da pesquisa.
Resumo em outra língua: With the improvement of information technology and the arrival of the so-called 4.0 Revolution, the creative economy has been gaining a more prominent role in discussions about economic development. The cultural sector has close ties to the Creative Industry (CI), so that one tends to foster the existence of the other. In this study, we tested how Brazilian cities with over 200,000 inhabitants are grouped, given the characteristics of their Creative and Cultural Industries and socioeconomic indicators adapted for the Brazilian CI’s case, through a cluster analysis. The principal components responsible for the characterization of the groups were also analyzed. The research aimed to find clusters formed by the analyzed cities and to understand how socioeconomic factors affect their distributions, based on the tests and analyses conducted. The databases used in the analysis were taken from the Annual Social Information Report (RAIS), the National Institute of Industrial Property (INPI), the Violence Atlas of the Institute of Applied Economic Research (IPEA), and the election results published by the Superior Electoral Court (TSE). The results indicated the existence of at least four creative clusters in Brazil, considering the proposed indicators, each of which is differently influenced by the components found. The research results showed a relationship between the analyzed variables and the formation of cluster with cities that present similar CIs, confirming the research hypothesis.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16897
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Aparece nas coleções:PPEA - Mestrado (Dissertações)

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