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Título: Formação do gestor escolar em cursos presenciais de pedagogia no Estado de Minas Gerais.
Autor(es): Silva, Talis Augusto de Souza
Orientador(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Gestor escolar
Gestor educacional
Formação de gestores
Habilidades do gestor educacional
Educação - estudo e ensino
Data do documento: 2023
Membros da banca: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Silva, Marcelo Donizete da
Nogueira, Vera Lúcia
Referência: SILVA, Talis Augusto de Souza. Formação do gestor escolar em cursos presenciais de pedagogia no Estado de Minas Gerais. 2023. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, tem como objeto de estudo a formação do gestor escolar nos cursos presenciais de Pedagogia em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Minas Gerais: universidades públicas federais, estaduais bem como uma privada. O objetivo principal da investigação foi analisar como estão estruturados esses cursos de Pedagogia no que diz respeito à formação inicial do pedagogo/gestor. Desde a criação do curso de Pedagogia, em 1939, na Faculdade Nacional de Filosofia, inúmeras legislações surgiram e foram implementadas para normatizá-lo e, também, o campo de atuação do profissional pedagogo. Esta pesquisa, para além da trajetória de institucionalização do curso de Pedagogia, trouxe a discussão acerca do lócus de formação do gestor escolar e do conceito da Nova Gestão Pública (NGP), introduzida no Brasil na década de 1990. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental, e que se caracterizou, quanto aos objetivos, como pesquisa de natureza exploratória. Na investigação, foram analisados os projetos pedagógicos, a matriz curricular e o ementário das disciplinas dos cursos de Pedagogia. A análise dos dados foi realizada com base no método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2002). A partir dela, identificamos que é destinada uma pequena carga horária para a formação do gestor escolar, embora os projetos pedagógicos dos cursos garantam uma formação de acordo com a Resolução CNE/CP n.o 1/2006, que define que os egressos devem estar aptos para atuar na docência, gestão e difusão do conhecimento. Além disso, foi possível identificar que há IES que não oportunizam atividades de estágio na área da gestão e que trazem, em seus ementários, conteúdos relacionados à NGP.
Resumo em outra língua: This research, linked to the Post Graduation Program in Education from the Federal University of Ouro Preto, aims to study the formation of school managers in the courses of Pedagogy, presential modality, in all the Institutions of Superior Education (IES) of the state of Minas Gerais: public federal universities as well as a private one. The main goal of the investigation was to analyze how the courses of Pedagogy are structured in what concerns the initial formation of the school manager/pedagogue. Since the creation of the Pedagogy major, in 1939 on the National Faculty of Philosophy, numerous legislations were created and implemented to normalize it and the field of action of the professional pedagogue. This research, in addition to the trajectory of institutionalization of the Pedagogy course, presents a discussion concerning the locus of the formation of the school manager and of the concept of New Public Gestion (NGP), introduced in Brazil in the 90s. For that, we used a qualitative approach, whose data gathering occurred through documental research and was characterized, in respect to its objectives, as a research of exploratory nature. In the investigation, the pedagogical projects were analyzed as well as the curricular matrix and the syllabus of the Pedagogy courses. The analysis of the data was done based on the content analysis method proposed by Bardin (2002). From it, we identified that there is a small hour charge for the formation of the school manager, although the pedagogical projects of the courses guarantee a formation according the Resolution CNE/CP n.o 1/2006, which defines that the students should be able to act in teaching, management and diffusion of knowledge. Besides that, it was possible to identify that there are IES that do not opportunize activities of internship in the area of management and that they bring, in their summaries, contents related to the NGP.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16756
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