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Título: Narrativa de uma trans universitária : experiências de acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.
Autor(es): Henriques, Leandro Andrade
Orientador(es): Torres, Marco Antônio
Palavras-chave: Assistência ao estudante
Transexuais
Acesso ao ensino superior
Democratização da educação
Universidade Federal de Ouro Preto
Data do documento: 2023
Membros da banca: Torres, Marco Antônio
Nunes, Célia Maria Fernandes
Oliveira, Megg Rayara Gomes de
Referência: HENRIQUES, Leandro Andrade. Narrativa de uma trans universitária: experiências de acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as experiências de acesso e permanência de uma universitária trans, matriculada na Universidade Federal de Ouro Preto. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais plataformas online de pesquisa científica para localizar outras pesquisas sobre o tema. A partir da noção de cisheteronormatividade e cisgeneridade foi construído um diálogo com produções teóricas de pesquisadoras transexuais que tem contribuído nos estudos sobre travestilidades e transexualidades. Considerando a entrevista realizada, constata-se a necessidade de ampliação de políticas de acesso e aperfeiçoamento de políticas de permanência que considerem as especificidades das pessoas trans que estudam na UFOP. De forma específica, as experiências que se situam numa cidade do interior de Minas Gerais sinalizam para a necessidade de um aprimoramento da rede de saúde, de forma a acolher e estar mais preparado para atender as questões de saúde da população trans. E por meio da entrevista narrativa realizada com Thaynara Menezes e de posterior devolutiva qualificada, as análises foram feitas em articulação com outros estudos sobre acesso e permanência de pessoas trans no ensino superior. Realizou- se um aprofundamento nas questões de saúde mental, enfatizando a produção de subjetividade num contexto cisgênero e excludente em que a transfobia institucional se mostra presente cotidianamente. Enquanto representação dessa transfobia, se deu análise do enunciado “Você não pode estar aqui”, a partir do conceito de enunciado em Michel Foucault, visibilizando tal contexto como inserido num regime de verdade que exclui as pessoas trans e travestis.
Resumo em outra língua: This research has the general objective of investigating the experiences of access and permanence of a trans university student, enrolled at the Federal University of Ouro Preto.Initially, a bibliographic survey was carried out on the main online platforms for scientific research to locate other research on the subject. Based on the notion of cisheteronormativity and cisgenderism, a dialogue was built with theoretical productions by transsexual researchers who have contributed to studies on transvestitism and transsexuality. Considering the interview carried out, there is a need to expand access policies and improve permanence policies that consider the specificities of trans people who study at UFOP. Specifically, the experiences that are located in a city in the interior of Minas Gerais point to the need to improve the health network, in order to welcome and be more prepared to deal with the health issues of the trans population. And through the narrative interview conducted with Thaynara and subsequent qualified feedback, the analyzes were carried out in conjunction with other studies on access and permanence of transgender people in higher education. A deepening of mental health issues was carried out, emphasizing the production of subjectivity in a cisgender and exclusionary context in which institutional transphobia is present on a daily basis. As a representation of this transphobia, the utterance “You cannot be here” was analyzed, based on the concept of utterance in Michel Foucault, making this context visible as inserted in a regime of truth that excludes trans and transvestites.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16754
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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