Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16735
Título: Aldravia : possibilidades e limites na formação de conceitos.
Autor(es): Araújo, Claydes Regina Ricardo
Orientador(es): Lima, Guilherme da Silva
Palavras-chave: Prática de ensino
Pedagogia crítica
Didática
Data do documento: 2023
Membros da banca: Lima, Guilherme da Silva
Leal, José Benedito Donadon
Abreu, Thiago Xavier de
Referência: ARAÚJO, Claydes Regina Ricardo. Aldravia: possibilidades e limites na formação de conceitos. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: O tema geral abordado na presente pesquisa é a potência didática da aldravia no processo de formação de conceitos. Aldravia é uma forma poética minimalista, composta por seis versos univocabulares. A pesquisa adota uma perspectiva histórico-dialética, apoiada na pedagogia histórico-crítica (PHC) e na psicologia histórico-cultural (PsiHC). Partindo do pressuposto que a arte e a ciência são dimensões da educação escolar e que o professor tem influência direta no ato educativo, tomamos como objetivo desta pesquisa: avaliar, a partir das concepções de professores, as possibilidades e limites de uso da aldravia no processo de formação de conceitos. Foi realizado um minicurso de formação com 5 encontros e entrevistas semiestruturadas com docentes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram identificadas e analisadas algumas contradições presentes na fala dos professores. Essas contradições forneceram elementos que direcionaram para resultados pertinentes à confirmação da nossa hipótese, que diz respeito a aldravia ser relevante na mediação da prática docente, no sentido de mobilizar conceitos e ativar uma rede conceitual que pode provocar uma elevação do sistema conceitual já dominado pelo estudante. Do mesmo modo, apontou para uma limitação que, em certa medida, está vinculada à atuação do professor. Por meio da pesquisa exploratória, observamos que os professores entendem a capacidade de significação e produção de sentidos, condensada na linguagem metonímica da aldravia, como possível para significar conteúdos escolares, podendo gerar ideias e ser um instrumento facilitador das condições de apropriação do conhecimento historicamente produzido. Assim, defendemos que a multiplicidade de significações oportunizada pelas aldravias, em contradição dialética aos conteúdos escolares, pode ser condição favorável para a formação de conceitos científicos. Para tanto, abordamos o papel da arte na formação humana na perspectiva da PHC, apoiados nos aportes de Lukács e Vigotski; as possibilidades e limites da aldravia no ensino escolar, conhecendo suas especificidades enquanto expressão artística; os fundamentos e questões didáticas da PHC, com destaque para os fundamentos psicológicos que fornecem elementos para a compreensão do desenvolvimento psíquico, que está na base do próprio processo de aprendizagem; atividade e consciência, localizando nos aportes da PHC de Leontiev e Vigotski, o processo de apropriação e objetivação do conhecimento como fundamentais para a compreensão do desenvolvimento humano, portanto para a educação. Esperamos que este estudo contribua com a prática docente, facilitando a transmissão dos conteúdos e promovendo maiores alcances no processo de significação pelos professores e estudantes.
Resumo em outra língua: El tema general abordado en esta investigación es el poder didáctico de la aldravia en el proceso de formación de conceptos. Aldravia es una forma poética minimalista, compuesta por seis versos univocabularios. La investigación adopta una perspectiva histórico-dialéctica, sustentada en la pedagogía histórico-crítica (PHC) y la psicología histórico-cultural (PsiHC). Partiendo del supuesto de que el arte y la ciencia son dimensiones de la educación escolar y que el docente tiene una influencia directa en el acto educativo, tomamos como objetivo de esta investigación: evaluar, a partir de las concepciones de los docentes, las posibilidades y límites del uso de la aldravia en el proceso de formación de conceptos. Se realizó un curso de capacitación breve con 5 encuentros y entrevistas semiestructuradas con docentes de los grados finales de Primaria y Secundaria. Se identificaron y analizaron algunas contradicciones presentes en el discurso de los profesores. Estas contradicciones proporcionaron elementos que llevaron a resultados relevantes para la confirmación de nuestra hipótesis que dice que la aldravia es relevante en la mediación de la práctica docente, en el sentido de movilizar conceptos y activar una red conceptual que puede provocar una elevación del sistema conceptual ya dominado por el estudiante. Asimismo, apuntó a una limitación que, en cierta medida, está ligada al desempeño del docente. A través de la investigación exploratoria, se observó que los docentes comprenden la capacidad de significación y producción de significados, condensada en el lenguaje metonímico de la aldravia, como posible significar contenidos escolares, siendo capaz de generar ideas y ser instrumento que facilita las condiciones de apropiación de los mismos. conocimiento históricamente producido. Así, argumentamos que la multiplicidad de significados posibilitada por la aldravia, en contradicción dialéctica con el contenido escolar, puede ser una condición favorable para la formación de conceptos científicos. Para ello, abordamos el papel del arte en la formación humana desde la perspectiva de la PHC, apoyándonos en los aportes de Lukács y Vigotski; las posibilidades y límites de la aldravia en la enseñanza escolar, conociendo sus especificidades como expresión artística; los fundamentos y cuestiones didácticas de la PHC, con énfasis en los fundamentos psicológicos que aportan elementos para la comprensión del desarrollo psíquico, que está en la base del propio proceso de aprendizaje; actividad y conciencia, ubicando en los aportes de la PHC, Leontiev y Vygotsky el proceso de apropiación y objetivación del conocimiento como fundamental para la comprensión del desarrollo humano, por lo tanto para la educación. Esperamos que este estudio contribuya a la práctica docente, facilitando la transmisión de contenidos y promoviendo un mayor alcance en el proceso de significación por parte de docentes y estudiantes.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16735
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/05/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AldraviaPossibilidadesLimites.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons