Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16659
Título: Abordando a natureza da ciência por meio de um documentário : contribuições na formação de graduandos de uma universidade pública brasileira.
Título(s) alternativo(s): Addressing the nature of science through a documentary : contributions in education graduates of a brazilian public university.
Autor(es): Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Casela, Ivna
Palavras-chave: Formação de professores
Data do documento: 2020
Referência: PATROCÍNIO, S. de O. F.; CASELA, I. Abordando a natureza da ciência por meio de um documentário: contribuições na formação de graduandos de uma universidade pública brasileira. Revista Ciências & Ideias, v. 11, n. 3, 2020. Disponível em: <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1412>. Acesso em: 11 out. 2022.
Resumo: Quando refletimos sobre o quê e o como ensinar Ciências para nossos estudantes, sejam eles da educação básica ou superior, nos deparamos com uma literatura vasta. Um dos caminhos que podemos percorrer para contribuir com a compreensão sobre a ciência pelos estudantes é favorecer a compreensão do que seja Natureza da Ciência (NdC). Nos cursos de formação de professores é importante criar condições para que os licenciandos vivenciem e reflitam sobre essa questão e tenham contato com estratégias diferenciadas de ensino que perpassam essa temática. No sentido de que licenciandos em fase final de curso tenham um arcabouço de experiências e que estas possam mais tarde ser adaptadas à realidade escolar que estejam inseridos, relatamos no presente artigo uma atividade realizada em uma turma de graduação de química licenciatura que cursava, no momento, a disciplina de História da Química em uma universidade federal brasileira. Propomos neste trabalho uma discussão sobre como o uso de um documentário pode contribuir na abordagem do conteúdo da História da Ciência e no desenvolvimento de competências relacionadas à NdC pelos licenciandos. Para tanto, nos norteamos pela seguinte pergunta: “Como estratégias de ensino que abordam a História da Ciência podem contribuir para uma melhor compreensão da NdC?” Utilizamos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2001) para analisar os resultados. Os resultados nos indicam que os estudantes tiveram uma excelente compreensão sobre a construção coletiva da ciência e do percurso trilhado pelos pesquisadores até chegarem a resultados considerados satisfatórios, além de perceberem a importância de várias mulheres na construção do conhecimento. Ademais, foi possível perceber uma melhora acentuada no engajamento, de forma geral, de todos os graduandos na disciplina.
Resumo em outra língua: When we reflect on what and how to teach science to our students, whether they are in primary or higher education, we come across a vast literature. One of the ways we can go to contribute to students' understanding about science is to foster the Nature of Science (NdC) understanding. In teacher training courses, it is important to create conditions for undergraduates to experience and reflect on this issue and have contact with different teaching strategies that permeate this theme. In the sense that undergraduates in the final phase of the course have a framework of experiences, and that these experiences can later be adapted to the school reality in which they are inserted, we report in this article an activity performed in an undergraduate chemistry class, from a Brazilian federal university. The teaching proposal was carried out within the discipline History of Chemistry, offered in the graduation seventh period. In the present study, we offer a discussion about how the use of a documentary can contribute to the approach of the History Science content and to the development of skills related to NdC by the undergraduates. Therefore, we were guided by the following question: “How teaching strategies about History Science can contribute to a better understanding of NdC?” We used the Content Analysis proposed by Bardin (2001) to analyze the results. The results indicate that the students had an excellent comprehension about the collective construction of science and about the journey trodden by the researchers until they reach satisfactory results. In addition, the students were able to notice the importance of various women in knowledge construction. Moreover, it was possible to see more commitment of all the undergraduates in the discipline.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16659
DOI: https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1412
ISSN: 2176-1477
Licença: Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AbordandoNaturezaCiência.pdf415,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.