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Título: Ciência, arte e filosofia : mobilizando discursos no uso educativo do cinema numa atividade não formal.
Autor(es): Lima, Guilherme da Silva
Pagliarini, Cassiano Rezende
Aguiar Júnior, Orlando Gomes de
Palavras-chave: Educação em ciências
Teoria da atividade
Educação não formal
Data do documento: 2021
Referência: LIMA, G. da. S.; PAGLIARINI, C. R.; AGUIAR JÚNIOR, O. G. de. Ciência, arte e filosofia: mobilizando discursos no uso educativo do cinema numa atividade não formal. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 305-323, 2021. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2330>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender o uso educativo do cinema na divulgação científica no âmbito de uma atividade não formal de ensino, que incluía o debate com um convidado após a apresentação do filme, do gênero ficção científica, “A Origem” para uma audiência diversificada (estudantes universitários, moradores da cidade e turistas). Analisamos o discurso empreendido pelo convidado considerando interfaces entre ciência, filosofia e arte, sob a perspectiva histórico-cultural, teoria da atividade e do materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam para diferentes estratégias enunciativas, dentre elas: a mobilização de saberes de distintas esferas de criação ideológica - ciência, arte e filosofia - enquanto sistemas estruturados de produção e atuação humana; e o estabelecimento de vínculos ontológicos (ciência-realidade; ciência-ficção e filosofia-ficção) com os objetos discursivos da sessão comentada de cinema. O caso analisado mostra, ainda, que atividades educativas podem ser melhor compreendidas como compostas por subordinação de ações estruturadas e conscientes.
Resumo em outra língua: This paper aims to understand the educational use of cinema in scientific communication in the context of a non-formal education, which included the debate with a guest after the presentation of the film, of the Sci-Fi genre, “Inception” for a diverse audience (university students, citizens and tourists). We analyzed the discourse undertaken by the guest considering interfaces between science, philosophy and art, from a historical-cultural perspective, activity theory and from historical and dialectical materialism. The results point to different enunciative strategies, among them: the mobilization of knowledge from different spheres of ideological creation - science, art and philosophy - as structured systems of production and human action; and the establishment of ontological links (science-reality; science-fiction and philosophy-fiction) with the discursive objects of the commented cinema session. The analyzed case also shows that educational activities can be better understood as composed by subordination of structured and conscious actions.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15995
DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p305
ISSN: 1518-8795
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