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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15995
Título: | Ciência, arte e filosofia : mobilizando discursos no uso educativo do cinema numa atividade não formal. |
Autor(es): | Lima, Guilherme da Silva Pagliarini, Cassiano Rezende Aguiar Júnior, Orlando Gomes de |
Palavras-chave: | Educação em ciências Teoria da atividade Educação não formal |
Data do documento: | 2021 |
Referência: | LIMA, G. da. S.; PAGLIARINI, C. R.; AGUIAR JÚNIOR, O. G. de. Ciência, arte e filosofia: mobilizando discursos no uso educativo do cinema numa atividade não formal. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 305-323, 2021. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2330>. Acesso em: 06 jul. 2022. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender o uso educativo do cinema na divulgação científica no âmbito de uma atividade não formal de ensino, que incluía o debate com um convidado após a apresentação do filme, do gênero ficção científica, “A Origem” para uma audiência diversificada (estudantes universitários, moradores da cidade e turistas). Analisamos o discurso empreendido pelo convidado considerando interfaces entre ciência, filosofia e arte, sob a perspectiva histórico-cultural, teoria da atividade e do materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam para diferentes estratégias enunciativas, dentre elas: a mobilização de saberes de distintas esferas de criação ideológica - ciência, arte e filosofia - enquanto sistemas estruturados de produção e atuação humana; e o estabelecimento de vínculos ontológicos (ciência-realidade; ciência-ficção e filosofia-ficção) com os objetos discursivos da sessão comentada de cinema. O caso analisado mostra, ainda, que atividades educativas podem ser melhor compreendidas como compostas por subordinação de ações estruturadas e conscientes. |
Resumo em outra língua: | This paper aims to understand the educational use of cinema in scientific communication in the context of a non-formal education, which included the debate with a guest after the presentation of the film, of the Sci-Fi genre, “Inception” for a diverse audience (university students, citizens and tourists). We analyzed the discourse undertaken by the guest considering interfaces between science, philosophy and art, from a historical-cultural perspective, activity theory and from historical and dialectical materialism. The results point to different enunciative strategies, among them: the mobilization of knowledge from different spheres of ideological creation - science, art and philosophy - as structured systems of production and human action; and the establishment of ontological links (science-reality; science-fiction and philosophy-fiction) with the discursive objects of the commented cinema session. The analyzed case also shows that educational activities can be better understood as composed by subordination of structured and conscious actions. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15995 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p305 |
ISSN: | 1518-8795 |
Licença: | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo |
Aparece nas coleções: | DEFIS - Artigos publicados em periódicos |
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