Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14765
Título: A construção social da voz na performatividade do gênero : uma análise prosódica no falar transgênero feminino.
Título(s) alternativo(s): The social construction of the voice in gender performativity : a prosodic analysis in female transgender speech.
Autor(es): Santos, Leandro Augusto dos
Antunes, Leandra Batista
Palavras-chave: Transgênero
Construção social da voz
Análise crítica do discurso
Transgender
Social construction of the voice
Data do documento: 2020
Referência: SANTOS, L. A. dos; ANTUNES, L. B. A construção social da voz na performatividade do gênero: uma análise prosódica no falar transgênero feminino. Caletroscópio, v. 8, n. 2, p. 63-82, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/4582>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O presente trabalho objetivou verificar o papel da prosódia na construção social da voz de mulheres transgênero. Para tanto, escolhemos trabalhar com trechos de vídeos de 6 youtubers famosos: 2 homens cisgênero (Christian Figueiredo e PC Siqueira), 2 mulheres cisgênero (Kéfera Buchmann e Niina Secrets) e 2 mulheres transgênero (Mandy Candy e Thiessa). Com as análises acústicas, pudemos perceber que a voz das mulheres trans aqui analisadas possuem características mais próximas das vozes femininas do que das masculinas, o que comprova nossa hipótese de que pessoas que passaram pelo processo de transição de gênero teriam que moldar sua frequência fundamental para uma construção social de suas vozes (BARROS FILHO, 2005). Pudemos perceber que as mulheres dos dois grupos apresentaram valores de f0 mais elevados que os homens. Características ligadas à duração e à intensidade não foram relevantes para diferenciar os gêneros estudados. Um teste simples de percepção mostrou que as mulheres trans possuem passabilidade no que se refere a suas vozes. Pudemos concluir, pelos dados analisados, que as categorias prosódicas de traços masculinos ou femininos não são lineares e ou binárias como quer categorizar nossa sociedade heteronormativa, ainda que haja diferenças fisiológicas nos tratos vocálicos de cada sexo/gênero.
Resumo em outra língua: Abstract This study aims to investigate the role of prosody in the social construction of the voice in transgender women. To do so, we’ve chosen to work with extracts of videos in the following Youtube channels: Christian Figueiredo and PC Siqueira (cisgender men), Kéfera Buchmann and Niina Secrets (cisgender women), and Mandy Candy and Thiessa (transgender women). Our acoustic analysis showed that the trans group prosodic characteristics are more feminine than masculine, which bases our previous hypothesis that transgendered women tend to model their voices to acquire a higher range of fundamental frequency (f0), so that their voices match their social construction that they wish for (BARROS FILHO, 2005). We observed that the fundamental frequency values and the pitch range of the trans and cisgender women group were higher than cis men. Prosodic characteristics related to duration and intensity were not relevant to differentiate the speech of the three genders studied here. A perception test showed that the trans women we studied have a feminine passability. This study showed that categories of femininity and masculinity are not as linear as we’d supposed because of a mere difference in physiology of a subject’s vocal tract.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14765
ISSN: 2318-4574
Licença: O periódico Caletroscópio permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1259>. Acesso em: 28 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConstruçãoSocialVoz.pdf372,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.