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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14704
Título: | Problema de movimentação do carro tripper : uma abordagem via programação dinâmica aproximada. |
Autor(es): | Santos, Mayra Cristina Silva |
Orientador(es): | Silva, Thiago Augusto de Oliveira Souza, Maurício Cardoso de |
Palavras-chave: | Otimização combinatória Correias transportadoras - carro tripper Programação dinâmica |
Data do documento: | 2021 |
Membros da banca: | Silva, Thiago Augusto de Oliveira Souza, Maurício Cardoso de Martins, Alexandre Xavier Souza, Sergio Ricardo de |
Referência: | SANTOS, Mayra Cristina Silva. Problema de movimentação do carro tripper: uma abordagem via programação dinâmica aproximada. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2021. |
Resumo: | Devido à sua importância, o setor mineral é alvo de estudos constantes, visando aprimoramentos ao longo de sua cadeia produtiva. Nesse sentido, o presente trabalho aborda o problema de movimentação do carro tripper, um problema de sequenciamento que visa determinar os movimentos que o equipamento deve realizar para descarregar o minério sobre os silos. Foram propostos métodos de solução para o problema determinístico proposto por Caldas e Martins (2018) e para uma versão estocástica desenvolvida para representar a natureza dinâmica do problema. Para a realização dos testes, foram utilizadas adaptações de uma instância presente na literatura. A partir dos resultados obtidos, verifica-se que, tanto no problema determinístico quanto no estocástico, alguns métodos apresentaram resultados satisfatórios em relação ao tempo de execução e à performance do algoritmo, sendo a performance dependente da combinação de funções utilizada no método de aproximação de programação dinâmica. Ademais, ainda no que diz respeito ao método de aproximação de programação dinâmica, o desempenho do modelo estocástico também se mostrou dependente do estado inicial utilizado e da realização do treinamento para cada novo estado. |
Resumo em outra língua: | Due to its importance, the mineral sector is subject to constant studies, aiming at improvements throughout its supply chain. In this regard, this work addresses the movement problem of the tripper car, a scheduling problem that aims to determine the movements that the equipment must carry out to unload the ore on the silos. Solution methods were recommended for the deterministic problem proposed by Caldas e Martins (2018) and for a stochastic version developed to represent the dynamic nature of the problem. To perform the tests, adaptations of an instance found in the literature were used. From the results obtained, in both deterministic and stochastic problem, some methods displayed satisfactory results in relation to the execution time and the performance of the algorithm, where the performance is dependent on the combination of the functions used in the approximate dynamic programming method. In addition, with regard to the dynamic programming approximation method, the performance of the stochastic model also proved to be dependent on the initial state used and the training conducted for each new state. |
Descrição: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14704 |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/03/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. |
Aparece nas coleções: | PPGEP - Mestrado (Dissertações) |
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