Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13693
Título: O saneamento básico como tema para a produção de vídeos : uma atividade para a educação em direitos humanos.
Título(s) alternativo(s): Basic sanitation as a theme for video production : an activity for human rights education.
Autor(es): Paixão, Marielze Pinto da
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Palavras-chave: Teoria ator rede
Oficina de vídeos
Data do documento: 2020
Referência: PAIXÃO, M. P. da.; SILVA, F. A. R. e.; TOLEDO, E. J. de. L. O saneamento básico como tema para a produção de vídeos: uma atividade para a educação em direitos humanos. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 4, n. 2. p. 106-128, 2020. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1928>. Acesso em: 12 maio 2021.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de uma atividade de produção de vídeos sobre saneamento básico desenvolvido por alunas e alunos do Ensino Fundamental ll em uma escola da rede pública. Essa atividade foi pensada a partir dos princípios da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente a fim de favorecer uma Educação em Direitos Humanos. A análise dos dados obtidos em todo processo educativo tomou como base os referenciais teóricos metodológicos da Teoria AtorRede, que permitiu analisar os fluxos e movimentos, tendo por base os actantes que, no caso desse trabalho, são alunos, professor, vídeos e fotos. Após as análises foi possível observar as controvérsias que emergiram durante a oficina de pré-produção de vídeos. Salienta-se ainda que, por meio da atividade desenvolvida, os alunos puderam discutir novos assuntos que abarcam o tema central: saneamento básico, e que dão vozes às políticas públicas, saúde coletiva, Direitos Humanos e economia, por exemplo. Dessa forma, acredita-se que a oficina de produção de vídeos sobre o tema saneamento básico foi uma ferramenta diferenciada para o processo de aprendizagem no ensino de ciências, como relevante mecanismo para que os alunos possam trabalhar as questões pertinentes ao saneamento básico no contexto brasileiro.
Resumo em outra língua: The present work demonstrates an activity of videos production on basic sanitation by elementary school students ll at a public school. This activity was designed based on the STSE movement principles in order to favor an Education in Human Rights. The analysis of the data obtained in the whole educational process was based on the ActorNetwork Theory methodological reference, which allowed us to analyze the flows and movements based on the actors, who in the case of this work were students, teacher, videos and photos. After the analyzes, we observed the student’s controversies that emerged during the video pre-production workshop. We also emphasize that, through the video production workshop, the students were able to discuss some new subjects that cover the central theme ‘basic sanitation’ and that give voice to public policies, such as collective health, human rights and economics, for example. Through this study, we believe that the video production workshop on basic sanitation was a different tool for the learning process in science education and expresses itself as a relevant mechanism so that students can work on the issues related to basic sanitation in the Brazilian context.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13693
ISSN: 2526-9542
Licença: O periódico REPPE permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1477>. Acesso em: 23 mar. 2021.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SaneamentoBásicoTema.pdf337,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.