Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9942
Título: Psicanálise e saúde coletiva : aproximações e possibilidades de contribuições.
Autor(es): Val, Alexandre Costa
Modena, Celina Maria
Campos, Rosana Tereza Onocko
Gama, Carlos Alberto Pegolo da
Palavras-chave: Psicanálise
Pesquisa interdisciplinar
Integralidade
Saúde coletiva
Data do documento: 2017
Referência: VAL, A. C. et al. Psicanálise e saúde coletiva : aproximações e possibilidades de contribuições. PHYSIS. Revista de Saúde Coletiva, v. 27, p. 1287-1307, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/physis/v27n4/0103-7331-physis-27-04-01287.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.
Resumo: Este artigo discute possibilidades de contribuições da Psicanálise lacaniana para alguns impasses e dilemas vivenciados no campo de prática e pesquisa da Saúde Coletiva. Parte-se do pressuposto de que as formulações psicanalíticas potencializam transformações nas práticas em saúde relacionadas à desconstrução do paradigma biomédico, possibilitando uma abordagem mais complexa do processo saúde-adoecimento. Para isso, apresentase aspectos históricos, epistemológicos, teóricos, metodológicos e políticos através da problematização dos conceitos de inconsciente, sintoma, diagnóstico, transferência, trabalho interdisciplinar, produção do conhecimento e laço social. A reflexão pretende destacar a necessidade de se estimular reflexões criativas para além da mera prescrição de condutas, de forma a se operar em uma ética que foge da imposição de normas e valores. Propõe-se, assim, um alargamento da compreensão dos fenômenos, a identificação de novas dinâmicas e racionalidades, assim como a construção de novas formas de intervenção.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9942
ISSN: 18094481
Licença: Todo o conteúdo do periódico Physis-Revista de Saúde Coletiva, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Physis-Revista de Saúde Coletiva <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-7331&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 ago. 2017.
Aparece nas coleções:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PsicanaliseSaúdeColetiva.pdf169,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.