Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9911
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorDiniz, Margarethpt_BR
dc.contributor.advisorMaia, Marta Reginapt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Arthur Medrado Soares-
dc.date.accessioned2018-05-09T16:07:50Z-
dc.date.available2018-05-09T16:07:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationARAUJO, Arthur Medrado Soares. Olhares (im)possiveis : desenvolvimento e aplicação de metodologia para a escuta do indizível com crianças da periferia de Ouro Preto. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9911-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractOlhares (Im)possíveis é um trabalho de produção teórico/prático que pretendeu a elaboração de uma metodologia de intervenção, por meio de oficinas realizadas em escolas públicas da região dos Inconfidentes, dentro do Programa Sentidos Urbanos – Patrimônio e Cidadania. Estes escritos lançam um olhar sobre o trabalho desenvolvido com crianças de 10 e 11 anos, da escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia, na periferia de Ouro Preto durante os meses de maio e dezembro de 2017. O objetivo principal foi o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia audiovisual para a escuta do indizível, do testemunho. Tal metodologia qualitativa, ancorada no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), entrevê que os indícios dos dados possam fazer lampejar um “saber-vagalume”, a partir da luz de Georges Didi-Huberman (2011). A experimentação do vídeo como proposta de dispositivo processual para a escuta de estudantes é o afastamento da ideia de produto (filme). A linguagem audiovisual aqui é pretexto para o encontro, para a partilha, mas também pré-texto para as conversações com os/as estudantes. Nesse sentido, a ideia de dispositivo (Migliorin, 2016), como aquilo que coloca em crise a articulação entre um comando fechado e ao mesmo tempo aberto à inventividade, foi apropriada na articulação de três momentos que garantem a emergência das imagens-sintoma produzidas pelos/as envolvidos/as. Por focar no processo e seus possíveis laços, o ponto central de sucesso da prática é o espaço de partilha do sensível que se cria com as crianças. A hipótese é que essa metodologia resgate infâncias perdidas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.titleOlhares (im)possiveis : desenvolvimento e aplicação de metodologia para a escuta do indizível com crianças da periferia de Ouro Preto.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/05/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeDiniz, Margarethpt_BR
dc.contributor.refereeMaia, Marta Reginapt_BR
dc.contributor.refereeTorres, Marco Antôniopt_BR
dc.contributor.refereeTeixeira, Inês Assunção de Castropt_BR
dc.description.abstractenOlhares (im)possíveis es una trabajo práctico de producción y investigación que se propuso a elaboración de una metodología de intervención con talleres realizados en escuelas publicas de la región dos Inconfidentes en el "Programa Sentidos Urbanos - Patrimonio e Cidadania". Esos escritos hacen una mirada sobre el trabajo desenvolví con chicos de 10 y 11 años, de la escuela Municipal Adhalmir Santos Maia, en la periferia de Ouro Preto. El objetivo principal fue el desenvolvimiento e la aplicación de una metodología audiovisual para la escucha del indecible, del testimonio. Tal metodología cualitativa, basada en el paradigma indiciario de Carlo Ginzburg (1989), percibe que los indicios de los datos pueden hacer aparecer un "saberluciérnagas", a partir de la luz de Georges Didi-Huberman (2011). La experimentación con el vídeo como propuesta de dispositivo procesal para la escucha de los/as estudiantes es intentar un alejamiento de la idea de producto (película). La lenguaje audiovisual en esta investigación es pretexto para el encuentro, la partilla, pero también pretextos para las conversaciones con los/as estudiantes. En ese sentido, la idea de dispositivo (Migliorin,2016)), como lo que pone en crisis la articulación entre una tarea que es totalmente cerrada y al paso completamente abierta a la invención, fue apropiada en la articulación de tres momentos que hacen la emergencia de imágenes-sintoma producidas por los/las involucrados en ese proceso. Por poner foco en el proceso y sus posibles lazos, el punto central de éxito de la practica es el espacio de partilla del sensible que se crea con los/las chicos/as . La hipotesis es que esa metodología rescata infancias perdidas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_OlharesImpossíveisDesenvolvimento.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.