Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9911
Título : Olhares (im)possiveis : desenvolvimento e aplicação de metodologia para a escuta do indizível com crianças da periferia de Ouro Preto.
Autor : Araujo, Arthur Medrado Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Diniz, Margareth
Maia, Marta Regina
Palabras clave : Educação
Crianças
Psicanálise
Audiovisual
Fecha de publicación : 2018
metadata.dc.contributor.referee: Diniz, Margareth
Maia, Marta Regina
Torres, Marco Antônio
Teixeira, Inês Assunção de Castro
Citación : ARAUJO, Arthur Medrado Soares. Olhares (im)possiveis : desenvolvimento e aplicação de metodologia para a escuta do indizível com crianças da periferia de Ouro Preto. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana, 2018.
Resumen : Olhares (Im)possíveis é um trabalho de produção teórico/prático que pretendeu a elaboração de uma metodologia de intervenção, por meio de oficinas realizadas em escolas públicas da região dos Inconfidentes, dentro do Programa Sentidos Urbanos – Patrimônio e Cidadania. Estes escritos lançam um olhar sobre o trabalho desenvolvido com crianças de 10 e 11 anos, da escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia, na periferia de Ouro Preto durante os meses de maio e dezembro de 2017. O objetivo principal foi o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia audiovisual para a escuta do indizível, do testemunho. Tal metodologia qualitativa, ancorada no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), entrevê que os indícios dos dados possam fazer lampejar um “saber-vagalume”, a partir da luz de Georges Didi-Huberman (2011). A experimentação do vídeo como proposta de dispositivo processual para a escuta de estudantes é o afastamento da ideia de produto (filme). A linguagem audiovisual aqui é pretexto para o encontro, para a partilha, mas também pré-texto para as conversações com os/as estudantes. Nesse sentido, a ideia de dispositivo (Migliorin, 2016), como aquilo que coloca em crise a articulação entre um comando fechado e ao mesmo tempo aberto à inventividade, foi apropriada na articulação de três momentos que garantem a emergência das imagens-sintoma produzidas pelos/as envolvidos/as. Por focar no processo e seus possíveis laços, o ponto central de sucesso da prática é o espaço de partilha do sensível que se cria com as crianças. A hipótese é que essa metodologia resgate infâncias perdidas.
metadata.dc.description.abstracten: Olhares (im)possíveis es una trabajo práctico de producción y investigación que se propuso a elaboración de una metodología de intervención con talleres realizados en escuelas publicas de la región dos Inconfidentes en el "Programa Sentidos Urbanos - Patrimonio e Cidadania". Esos escritos hacen una mirada sobre el trabajo desenvolví con chicos de 10 y 11 años, de la escuela Municipal Adhalmir Santos Maia, en la periferia de Ouro Preto. El objetivo principal fue el desenvolvimiento e la aplicación de una metodología audiovisual para la escucha del indecible, del testimonio. Tal metodología cualitativa, basada en el paradigma indiciario de Carlo Ginzburg (1989), percibe que los indicios de los datos pueden hacer aparecer un "saberluciérnagas", a partir de la luz de Georges Didi-Huberman (2011). La experimentación con el vídeo como propuesta de dispositivo procesal para la escucha de los/as estudiantes es intentar un alejamiento de la idea de producto (película). La lenguaje audiovisual en esta investigación es pretexto para el encuentro, la partilla, pero también pretextos para las conversaciones con los/as estudiantes. En ese sentido, la idea de dispositivo (Migliorin,2016)), como lo que pone en crisis la articulación entre una tarea que es totalmente cerrada y al paso completamente abierta a la invención, fue apropiada en la articulación de tres momentos que hacen la emergencia de imágenes-sintoma producidas por los/las involucrados en ese proceso. Por poner foco en el proceso y sus posibles lazos, el punto central de éxito de la practica es el espacio de partilla del sensible que se crea con los/las chicos/as . La hipotesis es que esa metodología rescata infancias perdidas.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9911
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/05/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_OlharesImpossíveisDesenvolvimento.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.