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Título: Prática extracurricular e rendimento escolar.
Autor(es): Cota, Samir Gomes Figueiredo
Soares, Gabriela Faria
Oliveira, Mateus de
Silva, Siomara Aparecida da
Palavras-chave: Coordenação motora
Treinamento
Futsal
Escolares
Data do documento: 2017
Referência: COTA, S. G. F. et al. Prática extracurricular e rendimento escolar. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 9, p. 343-349, 2017. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/484>. Acesso em: 05 abr. 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo é verificar a relação entre a coordenação motora com bola e sua interferência no rendimento escolar de crianças que praticam futsal na cidade de Ouro Preto-MG. A amostra deste estudo é composta de 56 escolares Ouro-pretanos, estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com a faixa etária de 09 a 13 anos do sexo masculino, que praticam futsal duas vezes por semana no contra turno escolar. Foi utilizado o teste de coordenação com bola (TECOBOL) para avaliação do desempenho motor e foi utilizado as notas com estimativa para mensuração do rendimento escolar. Os alunos que cursavam os anos finais apresentaram uma média de rendimento escolar superior aos que estavam cursando os anos iniciais, exceto na habilidade condução. Pode se concluir que existe diferença no rendimento escolar dos diferentes ciclos de ensino, mas essa diferença pode não está relacionada apenas a prática de atividades extracurriculares.
Resumo em outra língua: The aim of this study was to verify the relationship between motor skills with ball and its interference in the academic performance of children who play futsal in the city of Ouro Preto-MG. The sample consists of 56 students of the initial and final years of elementary school, aged between 09-13 years old and all males who practice futsal twice a week, after regular school time. It was used the coordination test with ball (TECOBOL) to evaluate the motor performance and was estimated the notes to measure school performance. Students who attended the final years had a higher average academic performance of those who were attending the early years, except in driving skill. It can be concluded that there is difference in school performance between different educational cycles, but this difference can not be related only to practice extracurricular activities.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9859
ISSN: 19844956
Licença: Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/login>. Acesso em: 02 fev. 2017.
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