Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9002
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Sheila Alves de-
dc.date.accessioned2017-10-20T12:33:30Z-
dc.date.available2017-10-20T12:33:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALMEIDA, S. A. de. Cenas de leitura de uma revista de divulgação científica para crianças em sala de aula. Revista da SBEnBIO, v. 1, p. 3272-3283, 2016. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2050.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1982-1867-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9002-
dc.description.abstractEste trabalho trata das interações e práticas de letramento mediadas pela revista Ciência Hoje das Crianças em uma turma de séries iniciais do Ensino Fundamental. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin e Vygotsky acerca da interação verbal e na “memória pedagógica” sobre os acontecimentos de sala de aula. As análises apontam que o uso da revista Ciência Hoje das Crianças em sala de aula faz circular a linguagem de divulgação científica. Ressalta-se, a importância da revista nas aulas de Ciências dado o nível de envolvimento das crianças e da professora, a aprendizagem de conteúdos de ciências e a qualidade da participação de todos durante a experiência pedagógica com o periódico. Entretanto, essa postura não é construída espontaneamente e está relacionada, entre outras coisas, ao acesso à revista na sala de aula e à forma como as atividades de ensino foram conduzidas pela professora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleCenas de leitura de uma revista de divulgação científica para crianças em sala de aula.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jan. 2020.pt_BR
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CenasLeituraRevista.pdf502,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.